header top bar

section content

VÍDEO: Familiares fazem homenagem ao juiz Jarismar Gonçalves de Melo, falecido há uma semana

Juiz aposentado, Jarismar Gonçalves de Melo, que era natural de Ipaumirim, no Ceará, faleceu na tarde do último dia 16, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano

Por Diário do Sertão

23/01/2020 às 15h03 • atualizado em 23/01/2020 às 15h17

Na tarde do último dia 16, faleceu na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, o juiz aposentado Jarismar Gonçalves de Melo, nascido em 04 de abril de 1934, no Sítio Poço Preto, zona rural de Ipaumirim-CE, filho de Alexandre Gonçalves da Silva e Maria Licor Gonçalves de Melo.

Aos cinco anos de idade, Jarismar começou a frequentar escolinhas rurais no Sítio Unha de Gato, onde moravam seus pais, também no Sítio Barra e no período em que residiu com seus avós maternos, Coronel José de Melo e Josefa Gouveia, no Sítio Velho.

Por volta de 1945, veio estudar no povoado de Ipaumirim, no antigo Colégio XI de Agosto, onde concluiu o curso primário. Em 1949, foi estudar no Colégio Diocesano do Crato, onde foi eleito presidente do Grêmio Estudantil Tiradentes.

Transferiu-se para Fortaleza, onde prestou serviço militar no 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro – 23 BC. Frequentou o Curso Clássico no Liceu do Ceará, onde foi presidente do Centro Liceal de Educação e Cultura.

VEJA TAMBÉM

Morre Jarismar Gonçalves de Melo, popular juiz que era pai da vice-prefeita de Ipaumirim-CE

Jarismar Gonçalves de Melo nasceu em 04 de abril de 1934, no Sítio Poço Preto, zona rural de Ipaumirim-CE

Inspirado na antiga Padaria Espiritual, agremiação literária criada em Fortaleza no século XIX, criou durante a sua gestão uma agremiação similar, onde foi eleito Padeiro-Mor (presidente). Promoveu ainda atividades esportivas e sociais. Neste período, lecionou História no Colégio Dom Bosco, que funcionava no bairro Joaquim Távora, na capital cearense.

Morou na Casa do Estudante do Ceará, em 1955, onde foi seu diretor patrimonial. Com apoio de estudantes de Ipaumirim e do deputado estadual Dr. Francisco Vasconcelos de Arruda, fundou junto com os colegas, na capital cearense, o Centro Ipaumirinense, sendo seu primeiro presidente. Em 1962, concluiu o Curso de Direito na Universidade Federal do Ceará.

Jarismar Gonçalves de Melo reunido com familiares em momento de lazer

Iniciou sua vida profissional com um pequeno escritório na cidade de Ipaumirim. Nesta época, fundou o Centro Educacional XI de Agosto/CNEG, marco fundamental na transformação do município através da educação. Foi seu terceiro diretor.

Lutou junto a outras lideranças locais pela criação da paróquia de Ipaumirim, integrando a comissão que encaminhou e acompanhou a demanda junto à Diocese do Crato em 1960. Ainda estudante idealizou e trabalhou para a fundação do Distrito do Sítio Velho, em 1990, posteriormente denominado Distrito de Canauna, no ano de 1997.

Jarismar Gonçalves de Melo em momento descontraído com amigas e parentes

Exerceu a função de Adjunto de Promotor na cidade de Cedro-CE no fim dos anos 60. Ingressou na magistratura no Estado da Paraíba, em 1970, exercendo suas atividades nas comarcas de Teixeira, São José de Piranhas, Guarabira, João Pessoa, Catolé do Rocha e Sousa.

Professor do Curso de Direito na Universidade Federal da Paraíba, Campus 5 – Sousa, sendo nomeado primeiro diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da instituição pelo período de 1989-1993.

Candidato a prefeito de Ipaumirim-CE pelo PSDB, no pleito de 1992, perdeu a campanha para o candidato pelo PDC por uma pequena diferença de 86 votos.

Jarismar Gonçalves de Melo curtindo momento com o pequeno neto

Com a sua vó materna aprendeu o gosto pela tradição e pela terra, sentimento que orientou posteriormente seus investimentos em propriedades rurais na região de Ipaumirim. Aposentado, viveu seus últimos tempos na sua cidade natal.

Jarismar deixa viúva Francisca Felinto Gonçalves, os filhos Márcia, Mércia, Alexandre, Marciana e Jarismar II, doze netos e dois bisnetos. Deixa ainda cinco irmãos, vários familiares, amigos que lhe estimavam e uma lembrança indelével na memória de Ipaumirim.

Mais fotos

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: