header top bar

section content

VÍDEO: Energisa esclarece mensagem que circula nas redes sociais sobre impostos cobrados na conta

Gerente de Serviço Comercial da Energisa na Paraíba diz que a mensagem não partiu da empresa, mas ele esclarece as dúvidas sobre consumo, encargos e impostos

Por Luis Fernando Mifô

06/01/2020 às 19h05 • atualizado em 06/01/2020 às 19h10

O gerente de Serviço Comercial da Energisa na Paraíba, Felipe Costa, durante participação no programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, esclareceu as dúvidas levantadas por uma mensagem sem autoria que está circulando nas redes sociais. Felipe disse que a mensagem não partiu da Energisa.

A mensagem, em tom de indignação, afirma que no valor total da conta de energia o cidadão paga mais impostos do que o consumo propriamente. O autor da mensagem diz que isso é um ‘absurdo’, mas não sabe exatamente quais impostos são esses.

O gerente de Serviço Comercial da Energisa na Paraíba explica que na maioria das contas é exatamente isso que acontece, ou seja, a taxa de transmissão e distribuição da energia que é cobrada pela empresa, somada aos encargos (também da empresa) e aos impostos federais geralmente ultrapassam o valor do consumo.

VEJA TAMBÉM

Usina Energisa recebe honraria de associação de escritores por fomentar a cultura na Paraíba

Os impostos federais cobrados na conta de energia são: Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

No entanto, Felipe lembra que a Energisa dispõe da Tarifa Social para pessoas comprovadamente de baixa renda. Nesse programa, o desconto na conta de energia pode chegar a 65%.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: