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Hospital Regional de Sousa realizou mais de 71 mil atendimentos em 2019, diz diretora

As informações são da Diretora Geral Apoliana Ferreira, divulgadas para o Portal Diário do Sertão.

Por Campelo Sousa

31/12/2020 às 10h39 • atualizado em 31/12/2020 às 10h46

Equipe do HRS em Sousa

Somente neste ano de 2019, o Hospital Regional de Sousa, no Sertão do estado, realizou cerca de 71. 810 atendimentos aos usuários no pronto atendimento adulto, pediátrico, obstétrico e ortopédico.

As informações são da Diretora Geral Apoliana Ferreira, divulgadas para o Portal Diário do Sertão.

Segundo Apoliana, foram assistidos 5.162 usuários nos setores de internação que compreendem a clínica médica, clínica cirúrgica, traumatológica, UTI, clínica obstétrica e pediátrica. A instituição possui uma capacidade instalada de 85 leitos de internação com taxa de ocupação média de 90%.

Também foram executados 6.067 procedimentos cirúrgicos sendo estes 892 cirurgias gerais, 263 cirurgias de urgências, 633 cirurgias ortopédicas, 100 cirurgias de catarata via SES e 2.955 pequenas cirurgias .

Na área do Hospital Materno infantil foram realizados 1.261 Partos, 5.384 Atendimentos a gestantes, 717 testes do pezinho, 1.049 testes do coraçãozinho, 902 imunizações da vacina hepatite B, 909 imunizações da vacina BCG e 210 testes do olhinho. As mulheres em resguardo e recém nascidos contaram com atendimentos de apoio e incentivo a amamentação dentre outros serviços oferecidos pelo Posto de coleta de Leite Humano.

Número de atendimentos aumentou em 2019 no HRS

Na área de exames, os números foram maiores para se ter agilidade no diagnóstico das patologias. Foram realizados:

58. 840 exames laboratoriais;
5.236 ultrassonografias;
13.773 radiografias;
965 tomografias;
1.380 eletrocardiogramas, entre outros como endoscopia, colonoscopia, eco cardiogramas .

Ainda de acordo com a Diretora, os serviços foram ampliados para melhor atender aos pacientes que chegam a unidade de saúde: “Tivemos avanços obtidos por meio de implantação e implementação de ações importantes para a melhoria na qualidade da assistência prestada, como a implantação da visita médica horizontal na clínica cirúrgica e UTI, intervenção no setor de ortopedia através da implantação do coordenador médico, incorporação de 2 médicos ortopedistas na escala diária, medida esta que diminuiu evidentemente a fila de espera para as cirurgias desta especialidade. Também tivemos o fortalecimento da CCIH com o apoio do infectologista, gerenciamento do uso de antimicrobianos, implantação do serviço de hemodiálise a beira do leito na UTI, implantação da sala da rede cuidar, aquisição de ambulância de suporte avançado via SES/PB.”

Estado realiza obras para a melhoria da unidade de saúde

Foram obtidos R$ 1.038,234 em equipamentos via SES para todas áreas da assistência, monitoramento de tempo de permanência dos pacientes por meio do método Kanban que possibilita resolutividade na assistência aos pacientes e rotatividade dos leitos, implantação da alta responsável – trabalho pelo qual ganhamos menção honrosa na oficina de planejamento da saúde 2020, acolhimento para pacientes de internação com a utilização de pulseiras para identificação do paciente, aquisição de pulseiras por cores para fortalecer o acolhimento com classificação de risco bem como dar seguridade aos pacientes durante a assistência, projeto sem saúde mental não há saúde, núcleo de segurança do paciente, planejamento familiar para mulheres em idade fértil com a inserção de diu, pré natal de alto risco, teste do olhinho, teste da linguinha, capacitações realizadas pelo núcleo de educação permanente, início da reforma via SES no valor de R$ 148.285, 28.

Já os números de atendimentos do ano 2019 foram: atendimentos ambulatoriais total 71.810, com cerca de 24.388 para adultos, 35.069 pediátricos, 5.334 obstétrico, 4.141 ortopédico e 2.069 atendimentos na área amarela e 809 na área vermelha.

DIÁRIO DO SERTÃO

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