header top bar

section content

Complexo Hospitalar de Patos conquista prêmio com projeto Cinema do Bem

O Complexo foi a unidade que integra a rede estadual de saúde que mais apresentou projetos na reunião, com quatro iniciativas.

Por Diário do Sertão

15/11/2019 às 04h54

Complexo Hospitalar de Patos

Humanizar o tempo de hospitalização do paciente e reduzir o estresse no ambiente hospitalar. Essa é a proposta do projeto ‘Cinema do Bem’, uma iniciativa do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, que nesta quinta-feira (14), foi destaque com a conquista de um certificado de ‘Menção Honrosa’, outorgado pela Secretaria de Estado de Saúde, durante reunião de planejamento anual de gestores de unidades.

VEJA MAIS: Em Patos, funcionários podem ficar sem 13º e escala na Upa terá um médico; “Demitiu todos os maqueiros”

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, recebeu o certificado da secretária executiva, Renata Nóbrega, e do secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi. A diretora administrativa do Complexo, Isabela Cristina dos Santos, e o diretor técnico, Dr. Wostenildo Crispim, também estavam presentes na reunião. Na ocasião, o Complexo apresentou quatro projetos, entre os quais o que conquistou o certificado.

O Complexo foi a unidade que integra a rede estadual de saúde que mais apresentou projetos na reunião, com quatro iniciativas. Além do ‘Cinema do Bem’, foram apresentados os projetos ‘Implantação do método Kambam no serviço de urgência e emergência do Complexo’, ‘Implantação do Núcleo Interno de Regulação’ e ‘Implantação da regulação local na unidade de oncologia do sertão’. No cômputo geral, foram apresentados 30 trabalhos, dos quais 12 foram premiados. “Todas essas iniciativas promovem mudanças significativas nos processos internos que refletem uma melhoria na prestação do serviço”, destaca Liliane.

Implantado em março deste ano para os pacientes do Hospital do Bem, que integra o Complexo e atua com tratamento oncológico, o ‘Cinema do Bem’ consiste na projeção de filmes nas enfermarias para pacientes e acompanhantes. “A proposta é trabalhar as emoções, a ansiedade, a tristeza, a baixa autoestima e até a depressão, de maneira lúdica, através da projeção de filmes. Com ele, incluímos a arte como instrumento no processo curativo, porque ao projetar um filme estamos promovendo momentos de relaxamento, calma, tranquilidade, alegria e prazer que são sensações curativas também, principalmente para quem está se tratando de uma doença que ainda carrega um grande estigma”, destaca Liliane.

De acordo com Liliane, essa iniciativa mostra o quanto a equipe de colaboradores está empenhada em buscar formas de tornar diferente a rotina hospitalar, de acolher os pacientes de maneira mais humanizada. “Essa ideia do Cinema do Bem foi de nossa então coordenadora de Enfermagem do Hospital do Bem, Aretusa Delfino, e embora o projeto não seja inédito ele, sem dúvida, promove uma melhoria no clima hospitalar”, afirma a diretora, lembrando que, além da projeção dos filmes, cujas temáticas serão todas de motivação, o projeto inclui ainda a distribuição de pipocas e sucos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: