header top bar

section content

Professor de Sousa é convidado a participar das discussão sobre gestão de recursos hídricos na Paraíba

Professor dr. Enéas Neto vai ministrar palestra sobre "A Cobrança Pelo Uso da Água" no VIII Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba

Por Redação DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

10/11/2019 às 11h50 • atualizado em 10/11/2019 às 11h53

O professor dr. Enéas Neto, da cidade de Sousa, foi convidado pela organização do VIII Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba para ministrar uma palestra sobre “A Cobrança Pelo Uso da Água” e, assim, contribuir com o debate em torno da temática junto aos comitês de bacias hidrográficas em todo o estado.

O evento ocorrerá na próxima terça e quarta-feira (dias 11 e 12), no Littoral Hotel, em João Pessoa, e será organizado pela Agência das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e pelos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba (CBHs).

Lotado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal da Paraíba (UFCG) na cidade de Sousa, onde atualmente é coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis (UACC) e ministra aulas nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Enéas Neto é graduado em Ciências Econômicas (Economia) pela UFPB, mestre em Engenharia de Produção também pela UFPB e recentemente concluiu seu doutorado em Recursos Naturais pela UFCG com a tese intitulada: “Modelo de cobrança pelo uso dos recursos hídricos em sistemas controlados por reservatórios”.

VEJA TAMBÉM

Vereador de Uiraúna fala sobre colapso do abastecimento no município: “Precisamos de carros-pipa”

Professor dr. Enéas Neto

O professor aplicou sua pesquisa nos reservatórios de Engenheiro Avidos e São Gonçalo, onde analisou a cobrança pela retirada bruta de águas superficiais à luz da Lei 9.433/97, também conhecida como “Lei da Águas”.

A cobrança pelo uso dos recursos hídricos está regulamentada em todo território nacional desde 1997 através da Lei 9.433. Apesar de ter se passado mais de duas décadas, a cobrança pelo uso dos recursos hídricos pouco avançou em nossa região e em todo o estado da Paraíba.

Nos últimos meses, o assunto ganhou força e as contribuições da pesquisa do professor dr. Enéas Neto tem impulsionado o debate em torno da implantação da “Lei das Água”, que, de certa forma, poderá representar um avanço significativo para incentivar o uso mais racional dos recursos hídricos em nossa região.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: