Redemoinho de vento leva parte de telhado de residência em bairro da cidade de Cajazeiras
Segundo informações do filho da proprietária, o prejuízo foi grande, pois as telhas foram quebradas.
Um redemoinho de vento registrado esta semana na Rua Ademar Rolim, Bairro Capoeiras, em Cajazeiras levou parte do telhado de uma residência.
Segundo informações do filho da proprietária, o prejuízo foi grande, pois as telhas foram quebradas.
COMO OCORREM
Os “redemoinhos, rodamoinhos, remoinhos, torvelinhos, redemoinhos-de-poeira, pés-de-vento ou diabos de poeira “são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.
Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário