header top bar

section content

VÍDEO: Adeptos do candomblé prestam homenagens a Mãe Viana durante velório e sepultamento em Cajazeiras

Segundo um amigo da família, a professora cajazeirense sofria de câncer, não resistiu à doença e veio a óbito. O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira (30)

Por Diário do Sertão

30/10/2019 às 16h45 • atualizado em 30/10/2019 às 19h19

A professora Maria Viana Filha, também conhecida como Mãe Viana, que prestou grande serviço educacional nas salas de aula das escolas e também em cadeias e presídios do Sertão da Paraíba, faleceu nessa terça-feira (29), em Cajazeiras.

Segundo um amigo da família, a professora cajazeirense sofria de câncer, não resistiu à doença e veio a óbito. O sepultamento de Mãe Viana ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), no cemitério Coração de Maria, Centro de Cajazeiras.

A professora assumiu a direção da cadeia pública de Cajazeiras em 1996 e rapidamente implantou o sistema de educação prisional. Mas no começo enfrentou resistência dos professores, pois eles tinham medo de dar aulas para detentos. Por isso ela mesma encarou o desafio e lecionou até 2006.

VEJA TAMBÉM

Fundadora do ensino nas penitenciárias de Cajazeiras fala sobre os desafios da educação prisional

Mãe Viana prestou grande serviço educacional a Cajazeiras

Mãe Viana também foi nomeada para coordenar o sistema em unidades prisionais de Patos e Sousa. Graças a ela, os professores passaram a ter coragem de lecionar nas unidades. A possibilidade de redução de pena por dias de estudos também ajudava a manter os detentos interessados no projeto.

RELEMBRE A ÚLTIMA ENTREVISTA À TV DIÁRIO DO SERTÃO

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: