Comandante dos Bombeiros de Cajazeiras diz que 95% dos incêndios são provocados por intervenção humana
O major mandou um recado para a população para que evitem fazer a limpeza com fogo em terrenos, para garantir a segurança de todos
O comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar da cidade de Cajazeiras, o major Edênio Mendes, prestou entrevista ao vivo ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão e falou sobre as ocorrências registradas nos últimos dias no município de Cajazeiras.
“Estamos em períodos de estiagem e por conta disso estamos tendo diversos focos de incêndio e essas ocorrências mobilizam equipes do corpo de bombeiros. 95% desses incêndios são provocados por pessoas que ateiam fogo em terrenos e essas chamas se espalham atingindo outras áreas”, destacou Edênio.
Alerta
O major mandou um recado para a população para que evitem fazer a limpeza com fogo em terrenos, para garantir a segurança de todos:
“A queima em vegetação é crime, as pessoas fazem de qualquer forma e sem qualquer autorização, peço as pessoas que façam a limpeza de seus terrenos e se precisarem atear fogo que procurem fazer legalmente, procurar a prefeitura através da secretaria de meio ambiente para que verifique se é permitida queima no local”, frisou o major.
Veja mais:
+ VÍDEO! Tenente do corpo de bombeiros fala sobre o incêndio ocasionado em Sousa e alerta a população
+ Incêndio de grandes proporções é registrado em Sousa; fumaça tóxica atinge casas e assusta moradores
PERIGOS DE INALAR FUMAÇA
De acordo com especialistas na área da saúde, inalar fumaça de incêndio pode causar desde queimaduras nas vias aéreas, asfixia e até o desenvolvimento de doenças respiratórias como bronquiolite ou pneumonia, devido a presença de gases, como monóxido de carbono, e outras pequenas partículas que são arrastadas pela fumaça até aos pulmões, onde causam irritação dos tecidos e causam inflamação.
A exposição à essa fumaça traz um maior risco de problemas em crianças e idosos, devido à fragilidade do sistema imune, e em pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, ou com doenças cardíacas.
Confira outras dicas para prevenir os incêndios em vegetação:
• Nunca jogue pontas de cigarros nas rodovias ou em locais inapropriados, pois elas, além de poluir o ambiente, podem causar grandes incêndios.
• Não abandone objetos de vidro, metal e outros que por ação da temperatura elevada podem superaquecer a vegetação e causar incêndios.
• Evite fazer fogueiras, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área sem vegetação por perto.
• Não faça queimadas sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, não faça próximo a redes elétricas nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes, pois é mais fácil perder o controle do fogo, ocasionado um incêndio e colocando outras áreas em risco.
• Não solte fogos de artifícios próximos de reservas florestais e ou mesmo em área com vegetação seca.
• Não solte balões.
• Nunca deixe criança brincar com fósforos e isqueiros, pois o risco é sempre grande.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário