VÍDEO: Após CPI no IPAM de Cajazeiras, vereador mostra que cada servidor tem pouco mais de 370 reais
Parlamentar vai protocolar denúncia na comissão de improbidade administrativa do Ministério Público
Que a situação financeira do Instituto de Previdência e Assistência Social de Cajazeiras (IPAM) é grave nós já sabemos há muito tempo. O órgão responsável por aposentadorias e pensões agoniza por causa de um rombo financeiro que se acumulou graças à falta de repasse das gestões municipais.
Mas nesta segunda-feira (16), o vereador Rivelino Martins (PSB), relator da CPI do IPAM na Câmara Municipal de Cajazeiras, divulgou um balanço mostrando o quanto a situação é crítica.
De acordo com o balanço, a disponibilidade financeira por servidor efetivo em Cajazeiras é de pouco mais de 370 reais. Outros municípios têm bem menos que isso, enquanto alguns disponibilizam de uma boa reserva.
“O IPAM vem sendo destruído. A gestão está tratando o IPAM da forma mais desrespeitosa possível. O dinheiro está desaparecendo. Isso agride de forma direta o professor, o auxiliar de serviço, o vigilante, os mais de mil servidores que temos no município de Cajazeiras que pagam a sua previdência todos mês e o recurso está desaparecendo”, protestou Rivelino.
O vereador disse que o atual governo municipal deixou a reserva do IPAM cair de R$ 8 milhões para R$ 500 mil no período de janeiro de 2017 para julho de 2019. Ele falou ainda que vai protocolar denúncia junto à comissão de improbidade administrativa do Ministério Público.
VEJA TAMBÉM
CPI do IPAM de Cajazeiras chega ao fim, mas tendência é que “termine em pizza”, diz colunista
Resposta da prefeitura
De acordo com o secretário de Governo e Articulação Política de Cajazeiras, José Anchieta, a situação do IPAM é antiga, é igual a de todos os municípios da Paraíba e a atual gestão municipal não tem culpa.
Anchieta garantiu que o município está se esforçando para fazer os repasses e está pagando em dia as parcelas do que não havia sido repassado no primeiro ano da gestão.
“Isso vem desde a fundação do IPAM. Nós temos um rombo aí que não é culpa dessa gestão. O próprio vereador Rivelino apurou isso. O que essa gestão está fazendo é um esforço enorme para cumprir a sua parte, fazer o seu repasse. Infelizmente nosso instituto chegou a esse ponto”.
Redação DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário