ALARMANTE: Maior açude do Sertão da Paraíba está quase seco e deixa 50 cidades da região sem água. Veja como estão os mananciais de Cajazeiras e Sousa!
A população está sofrendo com a falta d´água, Em alguns cidades da região só tem água uma vez por semana.
Um dos maiores açudes do Nordeste está praticamente seco, foi o que informou a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) essa semana.
Os números alarmantes acerca do nível de armazenamento de água do açude Coremas chamam atenção. O açude, está com apenas 2,5% de sua capacidade total.
Os dados fornecidos pela AESA constam que o açude de Coremas, que tem capacidade para armazenar 591.646.222 milhões de metros cúbicos.
O padre Djacy Brasileiro divulgou em sua pagina fotos que mostram a realidade do maior manancial da Paraíba.
Coremas fica a 88 km da cidade de Cajazeiras e a 392 km da capital João Pessoa.
Já o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) que abastece a cidade de Cajazeiras a situação segundo dados da AESA é de 5,0.% pouco mais de 12.800 metros cúbicos.
A população de Cajazeiras enfrenta o forte racionamento de água, que é distribuída por meio de manobras quando abre para um setor da cidade deixa outro sem abastecimento.
A barragem tem capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos de água.
Enquanto que o açude de São Gonçalo, no município de Sousa está com 29,2% de sua capacidade.
O açude de São Gonçalo tem capacidade para acumular 44.600.000 milhões de metros cúbicos de água.
Todos os dados foram retirados nesta sexta-feira (30/12), do site da AESA Paraíba.
Veja mais!
?TVDS Especial – Caixas públicas com água suja e até com camisinha abastecem cidade do Sertão: “Eu não aguento mais” – VÍDEO!
?TVDS Especial – VÍDEO: Rio que abastece várias cidades do Sertão da PB e do Rio Grande do Norte está quase morto
?TVDS Especial – Açude que abastece várias cidades do Sertão está praticamente seco, moradores revelam muito desperdício e comerciantes lamentam prejuízos
?TVDS Especial – Com açude quase seco, população de cidade do Vale do Piancó perde a fé na chuva e profetiza: “O próximo ano será pior que este”
?TVDS Especial – População de cidade do Vale do Piancó relata que tem que ficar acordada até três da madrugada para mendigar água nas ruas
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário