Caixas públicas com água suja e até com camisinha abastecem cidade do Sertão: “Eu não aguento mais” – VÍDEO!
Jericó, com pouco mais de 7.500 habitantes, não dispõe mais de água nos seus reservatórios naturais há vários anos
Na segunda reportagem especial sobre as dificuldades e as ações que geram resultados positivos nas cidades da região de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, a equipe da TV Diário do Sertão esteve em Jericó. O assunto é novamente a falta d’água, e a situação não é nem um pouco diferente da que mostramos em Riacho dos Cavalos.
VEJA TAMBÉM: Seca acaba com milhares de plantações de coco nas Várzeas de Sousa
VEJA MAIS: Cidade do Sertão da PB é abastecida com ‘lama’, e moradores reclamam de doenças
Jericó, com pouco mais de 7.500 habitantes, não dispõe mais de água nos seus reservatórios naturais, sendo o principal deles o açude Carneiro, o que significa a falta do precioso líquido nas torneiras das residências há muito tempo.
A saída, então, é abastecer a cidade com caminhões pipas que buscam água em outras localidades e depositam em caixas públicas. São pelo menos seis caixas espalhadas em pontos estratégicos. Mas, segundo o motorista de caminhão pipa Francisco Bezerra, apenas três são abastecidas.
O problema ainda se agrava quando vemos a qualidade da água. Com tom amarelado, logo se percebe que ela não é própria para beber e cozinhar. Para isso, é necessário comprar água potável de revendedores. “Quando tem uma aguazinha, é um tumulto de carros pegando pra vender na cidade”, relata o motorista Manoel Ferreira.
O fato de as caixas ficarem expostas em via pública só aumenta o risco de poluição da água. Dona Antônia Alves conta que até uma camisinha já foi encontrada dentro do reservatório.
Ela é uma das várias senhoras que ainda carregam baldes na cabeça diariamente. “Eu só boto de três a quatro baldes, porque eu não aguento mais, já fico cansada. E se não for na correria, não acha porque é muita gente”, ressalta.
Jericó-PB
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário