header top bar

section content

Escola quebra barreiras e une crianças especiais a processo de inclusão

Em 2007, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco de Assis, localizada no Sítio Santo Antonio, em Cajazeiras, iniciou uma das mais importantes mudanças no seu sistema de ensino, bem...

Por

23/07/2008 às 14h28

Em 2007, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco de Assis, localizada no Sítio Santo Antonio, em Cajazeiras, iniciou uma das mais importantes mudanças no seu sistema de ensino, bem como da Secretaria Municipal de Educação. Até então uma escola especializada apenas no ensino para crianças com necessidades especiais, a Francisco de Assis Resolveu quebrar paradigmas e tornar-se uma escola de inclusão, ou seja, adquirindo também alunos sem tais necessidades.

A idéia foi considerada pioneira no município de Cajazeiras, e chegou a gerar desconfiança de pais de alunos e administradores públicos, que temiam que os diretores não se encaixassem bem aos moldes de uma escola especial e ao mesmo tempo inclusiva.

Exemplo
Um ano depois, o que se vê é que a Francisco de Assis é um exemplo de escola solidária em todo o estado. Hoje, a pequena escola conta com mais de 50 alunos matriculados, da Educação Infantil à Quarta Série, de várias cidades circunvizinhas, como Cachoeira dos Índios, São Gonçalo e outras; conta também com merenda escolar balanceada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e professores da rede municipal, estadual, além de voluntários.

Apesar de receber recursos da Prefeitura Municipal, a escola Francisco de Assis é de ordem filantrópica, mantida pelo grupo espírita cajazeirense Os Sirineus do Caminho.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: