Mamógrafo começa a funcionar em Cajazeiras
A entrega do mamógrafo acontecerá nesta quinta-feira(29)na sede da Policlínica Oscínio Guedes, localizada no Centro de Cajazeiras, às 9h30
A população de Cajazeiras, no Alto Sertão do Estado, será contemplada com um grande benefício disponibilizado, gratuitamente, pela rede municipal de Saúde. Há vários meses o aparelho já estava na cidade de Cajazeiras, uma conquista do ex-prefeito Carlos Antonio e do Senador Efrain Moares,, mais por borocracia da Energisa, os serviços começarão a partir desta quinta-feira (29),
A entrega do mamógrafo acontecerá na sede da Policlínica Oscínio Guedes, localizada no Centro de Cajazeiras, às 9h30. O aparelho será utilizado na mesma unidade de saúde, que também é mantida com recursos do município. Esse tipo de exame só é disponibilizado pela rede municipal de saúde em João Pessoa.
O prefeito Léo Abreu comentou a satisfação de iníciar esse tipo de serviço que há muito tempo vinha sendo solicitado pelos cajazeirenses.
A Policlinica agora coloca à disposição da população um aparelho tão necessário e que atuará de modo preventivo, atendendo não só aos cajazeirenses, mas também a população dos municípios circunvizinhos.
Para operacionalizar os exames de mamografia junto à população, a prefeitura municipal também disponibilizará uma equipe de profissionais especializados nessa área médica. Depois da inauguração também serão definidos pela Secretaria de Saúde de Cajazeiras os dias e horários de realização dos exames que serão, posteriormente, divulgados.
Mais detalhes
O mamógrafo é um equipamento radiológico destinado para realização de exames de mama, que beneficiará principalmente as mulheres. Através dele pode-se diagnosticar precocemente doenças como o câncer e outras patologias ou alterações que possam se instalar nas mamas, antes até que, o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes dele ser palpável. A mamografia é, ainda, o exame essencial para precisar a remoção do tumor na fase inicial, que é a estratégia mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes que são acometidas pela doença.
JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário