Cajazeiras sediará Ação Global no mês de maio
Criado em 1996, o programa tem o objetivo de levar às comunidades carentes de todo o País serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, alimentação, cidadania, esporte e lazer.
O projeto Ação Global Regional, será realizado em 2009 na cidade de Cajazeiras, segundo o prefeito Leonid Abreu. O evento acontecerá no dia 30 de maio, e contará com uma grande quantidade e variedade de serviços, que serão prestados aos cerca de 30 mil participantes esperados. Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo de Televisão, o programa tem caráter social, e contará com o apoio da Prefeitura de Cajazeiras.
Para o evento, a Secretaria de Saúde estará presente com médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, auxiliares de enfermagem e fonoaudiólogos. Além de ações de aferição de pressão e controle de diabetes, haverá também o Pronto Atendimento médico.
Nas demais áreas da saúde o principal objetivo do evento é promover educação em saúde, uma das "bandeiras" do SUS. Também será realizado no evento o controle das famílias cadastradas no programa Bolsa-Família e a vacinação contra Rubéola (com o objetivo de chegar mais próximo da meta estabelecida pelo ministério).
Além destes, o executivo promete oferecer outros serviços, que serão divididos em diversas áreas. Complementando a saúde, serão oferecidos: escovódromo, exame bucal, teste de obesidade (peso e altura), odontologia para bebês e gestantes, orientação psicológica – oficina de Pipas, saúde do adolescente e teste de audição e visão (de 7 a 14 anos).
Na alimentação e nutrição, serão oferecidas aulas de culinária com receitas de baixo custo, dicas de higiene e orientação nutricional. Na alfabetização, o executivo deverá disponibilizar serviços como: Alfabetização de jovens e adultos e Cidadania e qualidade de vida (CQV).
Haverá ainda orientação na elaboração de currículo e dicas para busca de um novo emprego, orientação jurídica nas áreas cível, penal, consumidor, comercial, contratos, familiar, infância, juventude, locação, previdenciária e trabalhista. Entre os serviços comunitários, os participantes terão à disposição a emissão da 1ª via do RG e da 1ª via da Carteira de Trabalho, corte de cabelo, fotografias para documentos, orientação empresarial e casamento comunitário.
AÇÃO GLOBAL
Criado em 1996, o programa tem o objetivo de levar às comunidades carentes de todo o País serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, alimentação, cidadania, esporte e lazer. O projeto é um desdobramento da Ação Global Nacional, iniciativa promovida pela primeira vez em 1992. Todos os anos são realizados Ações Regionais e uma edição Nacional.
JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário