Roberto Cavalcanti apresenta projeto de lei que regulamenta profissão do artesão
O centenário de um dos mais importantes artesãos nordestino, o mestre Vitalino, inspirou o senador Roberto Cavalcanti (PRB) na apresentação de Projeto de Lei (136 de 2009) que dispõe sobre a regulamentação da profissão. – O projeto contempla milhões de brasileiros que, de alguma forma, estão inseridos no processo de produção artesanal, informa Cavalcanti. O […]
O centenário de um dos mais importantes artesãos nordestino, o mestre Vitalino, inspirou o senador Roberto Cavalcanti (PRB) na apresentação de Projeto de Lei (136 de 2009) que dispõe sobre a regulamentação da profissão.
– O projeto contempla milhões de brasileiros que, de alguma forma, estão inseridos no processo de produção artesanal, informa Cavalcanti.
O senador aponta o artesanato como responsável pela diminuição da linha de exclusão social.
– Não fosse o artesanato, esta linha seria ampliada consideravelmente, impondo aumento de recursos destinados à programas de proteção social como o Bolsa-Família, ilustra.
O projeto, já em tramitação no Senado Federal, prevê a criação da Carteira Nacional do Artesão, estimula criação de escola técnica federal do artesanato e abre canais de contribuições sociais para viabilização de aposentadoria.
– O mestre Vitalino, que inspira gerações e é um dos nomes mais importantes do artesanato brasileiro, morreu de varíola aos 45 anos, pobre e sem assistência, lembra o senador.
Nesta segunda-feira 8, Roberto Cavalcanti foi um dos entrevistados de um documentário produzido pela TV Senado para celebrar o centenário do artesão pernambucano.
Entre todas as personalidades políticas e artísticas inseridas no documentário, o senador é o único que interagiu com o mestre Vitalino, ainda na década de 50, na ocasião em que seu pai, o médico e antropólogo René Ribeiro, produziu o livro Vitalino, publicado pelo Instituto Joaquim Nabuco.
– Tinha onze anos quando acompanhava meu pai nas entrevistas do mestre Vitalino e a viagem até o Alto do Moura, em Caruaru (PE), era uma aventura marcante. Assim como Vitalino, um homem humilde, mas muito a frente de seu tempo, lembra o senador.
Fonte:Wscom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário