Senador acredita que Brasil está preparado para enfrentar crise econômica global
Vitalzinho afirmou que acredita na economia brasileira.
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse neste sábado (06) que concorda com as declarações recentes da presidente Dilma Rousseff (PT) no tocante ao Brasil estar preparado para enfrentar uma crise econômica global, no entanto, é preciso que o país tenha cautela ao lidar com a situação.
Para Vital a força do mercado interno brasileiro virou “objeto de cobiça” internacional, outro argumento levantado pelo senador é que uma provável desaceleração mais forte no mundo vai segurar o crescimento brasileiro na casa dos 4% neste ano e facilitará o trabalho de levar a inflação para o centro da meta de 4,5% em 2012. “Para mim a situação internacional é um reflexo econômico dos Estados Unidos e a crise em algumas nações europeias. Torço para que esse mau cesse logo, mas acredito que se houver um agravamento da crise mundial o Brasil estará preparado, pois hoje não só temos mais reservas (internacionais), como os mecanismos e instrumentos que criamos na crise de 2008. Não creio em um overshooting (valorização excessiva) do dólar, mas sim em uma flutuação relativa da mudança”, disse o senador.
Crise de 2008
Para reduzir os efeitos da situação financeira de 2008, o governo brasileiro empregou parte de suas reservas internacionais para financiar o comércio exterior, e eliminou os impostos para estimular o consumo interno, entre eles o dos eletrodomésticos e os automóveis. Assim, reduziu a quantidade de dinheiro que os bancos são obrigados a manter retida no Banco Central.
Da assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário