header top bar

section content

ÁUDIO: Médicos são recomendados a não realizar autópsia em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus

A intenção é proteger médicos legistas, porque estariam trabalhando com portadores do vírus.

Por PORTAL DIÁRIO com jornalusp

02/04/2020 às 17h50

Durante a pandemia de um vírus de transmissão agressiva como o coronavírus, profissionais da saúde devem ter cuidado redobrado. Não fazer perícias ou autópticas em casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 é uma das recomendações feitas pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica.

“As recomendações, baseadas em instruções internacionais, são para que não sejam feitas perícias ou autópsias no casos confirmados ou suspeitos de covid-19, a não ser que se faça extremamente necessário, para fins de controle epidemiológico”, comenta o professor Ivan Dieb Miziara, professor do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP.

A intenção é proteger médicos legistas, porque estariam trabalhando com portadores do vírus. Mesmo em cadáveres, o vírus pode estar vivo e contaminar novas pessoas. Também está sendo feita a recomendação de mudar os procedimentos da autópsia para que diminuir o contato com utensílios, como serras, por exemplo.

“É claro que a desigualdade entre os Institutos Médicos Legais (IML) no Brasil pode não permitir essa tecnologia, mas deve-se buscar essa alternativa, desde que se tenham os aparelhos”, pontua o professor.

PORTAL DIÁRIO com jornal.usp.br

Recomendado pelo Google: