header top bar

section content

Bolsonaro quer pacote de ações para o Nordeste

Presidente planeja série de viagens à região, e pede que ministros apresentem realizações para os nove estados; Prioridade é garantir abastecimento de água

Por O Globo

06/05/2019 às 08h54 • atualizado em 06/05/2019 às 09h01

Presidente do Brasil, Bolsonaro

BRASÍLIA – Região com o maior índice de reprovação ao presidente Jair Bolsonaro, o Nordeste ganhará uma força-tarefa de ações do governo federal. Na última reunião do conselho de ministros, Bolsonaro encomendou que cada pasta apresentasse realizações para os noves estados nordestinos, governados por políticos da oposição. Em busca de aproximação, o presidente deseja iniciar uma série de viagens pela região e, segundo assessores do Palácio, “não quer chegar de mãos abanando.”

A investida no Nordeste será liderada pela pasta do Desenvolvimento Regional (MDR), do ministro Gustavo Canuto. No dia 24 deste mês, no Recife, ele comanda a reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que votará o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).
Bolsonaro é esperado no encontro, em que estarão os governadores dos nove estados da região, além de Minas Gerais e Espírito Santo. A ida, no entanto, não foi confirmada pelo Planalto. Na oportunidade, também será revisada a aplicação de recursos dos Fundos Constitucional e de Desenvolvimento da região (FNE e FDNE). Para este ano, são mais de R$ 24 bilhões disponíveis para investimentos.

— O projeto para o Nordeste está andando muito bem. Hoje mesmo nós tivemos uma reunião excelente sobre esse plano de ação em relação ao Nordeste. Excelente. Talvez em pouco tempo vocês tenham notícia mais detalhada sobre isso — disse na terça-feira da semana passada o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.

Dessalinização
De acordo com o ministro, uma das prioridades é a água. Desde a campanha, Bolsonaro promete levar a tecnologia de dessalinização de Israel para o Nordeste. O presidente tratou do assunto em viagem ao país do Oriente Médio, em março.

— A água segue prioridade, a capacidade de permitir que o ano inteiro o nordestino tenha condições de plantar, colher — disse Heleno.

Segundo o governo, o PRNDE, que traça as ações prioritárias para a região e indica as fontes de financiamento por quatro anos, será submetido ao Congresso Nacional e passará tramitar junto com o Plano Plurianual (PPA). O Executivo argumenta que a medida dará mais segurança às execuções das obras.

O plano, segundo o MDR, está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento.

Ações
As pastas preparam as ações que serão apresentadas ao presidente nos próximos dias. O Ministério da Infraestrutura informou que estão previstas para inauguração até o fim do ano a construção de viadutos, alargamentos e duplicação de trechos de BRs em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Alagoas e Bahia.

O Ministério de Ciência e Tecnologia tem duas frentes de atuação que passam pelo Nordeste. Uma das metas prioritárias para os primeiros 100 dias do governo, o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), já foi inaugurado em abril, em Campina Grande (PB), ao custo de R$ 219 mil para construção, operação de testes e salário de pessoal.

Majoritariamente direcionado para a região, o projeto Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) consiste na implantação de internet banda larga em escolas, telecentros, bibliotecas, unidades de saúde e bases das Forças Armadas em todo o Brasil. Dos mais de 2.500 pontos de conexão já instalados neste ano no país, 1.377 ficam no Nordeste — e mais de 2.000 são em unidades de ensino. Até agosto, o ministério prevê que 6.500 escolas rurais sejam atendidas.

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-quer-pacote-de-acoes-para-nordeste-regiao-onde-tem-maior-grau-de-reprovacao-23642903

Recomendado pelo Google: