header top bar

section content

Facebook lança botão de contexto para combater fake news no Brasil

Veja como funciona e como usar o novo recurso, que já está no ar

Por Superinteressante

14/10/2018 às 09h31 • atualizado em 14/10/2018 às 09h32

O novo botão contexto, localizado na parte inferior direita dos links (Foto: Facebook/Divulgação)

Na última quarta (10), o Facebook anunciou no Brasil o lançamento de um novo recurso: trata-se do botão contexto, que irá acompanhar links compartilhados na plataforma, em uma tentativa de combater a disseminação de notícias falsas.

O uso é simples e intuitivo: em cada post, haverá um pequeno botão com o ícone “i”. Ao clicar nele, o usuário verá informações sobre o veículo de onde aquela notícia saiu.

A ferramenta é parte do esforço do Facebook que, desde 2016, vem enfrentando críticas em relação ao compartilhamento de fake news em sua plataforma. Em 2017, o escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica e o vazamento de dados que pode ter influenciado as últimas eleições dos EUA colocaram a empresa de Mark Zuckerberg sob pressão.

O botão contexto já estava em fase de testes desde o ano passado nos EUA. Agora, o recurso se expandiu para a América Latina: além do Brasil, Argentina, Colômbia e México passam a contar com o botão, segundo comunicado oficial da empresa.

Enquanto não criam algo para barrar as correntes mentirosas que você provavelmente já viu no grupo da família do Whatsapp, resta saber qual será o impacto do novo botão nas próximas semanas antes do segundo turno das eleições presidenciais por aqui.

Fonte: Superinteressante - https://super.abril.com.br/tecnologia/facebook-lanca-botao-de-contexto-para-combater-fake-news-no-brasil/

Recomendado pelo Google: