header top bar

section content

Ibama-PB e Polícia Militar desmontam richa de canário em São João do Rio do Peixe

Na operação, foram apreendidos 22 canários e dois bigodes, além de jaulas, inclusive duas destinadas à prática de briga

Por

14/07/2010 às 09h08

Atendendo a denúncias da população da região do Alto Sertão da Paraíba, equipe de fiscalização do IBAMA-PB em conjunto com uma guarnição da Polícia Militar, foi desmontado no último final de semana uma rinha de canários na zona rural do Município de São João do Rio do Peixe, que fica à cerca de 550 km de João Pessoa. Na operação, foram apreendidos 22 canários da terra e dois bigodes, além de jaulas, inclusive duas destinadas à prática de briga de canários, bem como foi aplicada multa no valor de R$ 12 mil.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS do IBAMA-PB, para avaliação da prática de maus-tratos, tendo em vista que o infrator confessou à equipe de fiscalização que os canários eram utilizados para a prática de rinha (briga), com a participação de pessoas de São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Sousa e cidades.

De acordo com o Coordenador de Operações do IBAMA-PB, o Analista Ambiental Jaime Pereira da Costa, as ações de fiscalização na região do Alto Sertão da Paraíba fazem parte das operações de interiorização, que visam a coibir as práticas de criação, comercialização e maus tratos de animais silvestres, bem comum na região. Neste ano de 2010, mais de 1.200 animais silvestres foram apreendidos na região, cerca de R$ 200 mil de multas e centenas de advertências foram aplicadas. "Embora a aplicação das sanções administrativas sejam discricionárias, ou seja de responsabilidade dos Agentes Ambientais Federais, eles são orientados a aplicar, quando a legislação permite, as sanções de advertência, ao invés de multas pecuniárias", concluiu.

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: