header top bar

section content

Empréstimos consignados para idosos em Cajazeiras serão monitorados e autorizados pelo Ministério Público

O Ministério Público vai fiscalizar e monitorar as contratações de empréstimos consignados aos aposentados na cidade de Cajazeiras.

Por

10/11/2010 às 17h47

O Ministério Público vai fiscalizar e monitorar a contratação de empréstimos consignados às pessoas idosas em Cajazeiras. De acordo com o promotor Valberto Cosme de Lira, o órgão vai atuar em parceria com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), para impedir que os familiares “obriguem” os idosos a contraírem empréstimos.

Valberto informou que será formada uma comissão especializada do MP, para acompanhar cada pedido de empréstimo feito ao INSS.
“Vamos encontrar muitas dificuldades principalmente com os bancos, mas queremos estabelecer uma norma para bloquear os empréstimos consignados”, disse.

Segundo o promotor, o aposentado que desejar fazer um empréstimo vai ser obrigado a comprovar que realmente está precisando, e demonstrar ao MP que o dinheiro será utilizado para benefício próprio.

Novas regras
Segundo as novas regras, o idoso terá que ir ao banco para efetuar a solicitação do empréstimo, e quando a agência financeira informar ao INSS, este ficará na obrigação de encaminhar o pedido ao MP e a Secretaria de Ação Social do município.

“Vamos fazer um raio x da necessidade, pois se o idoso realmente precisar autorizaremos o empréstimo, mas vamos fiscalizar a aplicação desse dinheiro”, disse o promotor.

De acordo com Valberto, mais de 60% dos idosos e pensionistas estão com seus salários comprometidos, porque muitas vezes eles fazem esses empréstimos sem querer, mas são levados e obrigados pelos familiares.

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: