header top bar

section content

Sertão: Polícia Militar apreende estatuto de facção paulista que pode estar agindo na PB

Quatro pessoas foram detidas pela PM durante ação em Pombal, no Sertão.

Por

18/08/2013 às 09h42

A Polícia Militar da Paraíba prendeu entre a sexta-feira (16) e o fim da manhã deste sábado (17) quatro pessoas suspeitas de atuar no tráfico de drogas em Pombal, no Sertão do Estado. Com os  presos foi encontrado a cópia de um estatuto que seria de uma facção criminosa que atua na cidade de São Paulo. Também foram apreendidas drogas, uma moto roubada e um caderno com anotações das vendas.

Segundo o capitão Ismael Cunha Lima, da 2ª Companhia do 14º Batalhão da PM, o responsável pelo estatuto é um suspeito que foi preso neste sábado. O homem de 27 anos de idade disse a polícia que recebeu a lista de regras de uma mulher, vinda de São Paulo, quando ele estava preso na cadeia pública de Pombal . O suspeito cumpriu pena por assalto e homicídio e havia saído da prisão há um mês. “Ele afirmou  que essa mulher estava recrutando membros para a facção aqui na Paraíba”, afirmou o capitão.

O suspeito de 27 anos idade, segundo a polícia, seria o 'gerente' de um ponto de venda de drogas que funcionava em uma casa no bairro Francisco Paulino. No local, ainda na sexta-feira, a polícia prendeu duas mulheres, mãe e filha, de 51 e 33 anos de idade. Com elas foram encontradas  27 pedras de crack, uma pedra grande de 30 gramas, sete papelotes de maconha prensada, um tablete de 50 gramas da droga prensada, um caderno de anotações sobre a movimentação financeira da venda das drogas. E de acordo com o polícia, o estatuto foi achado na residência . Ele estava escrito em três folhas (frente e verso) com vários artigos sobre a conduta que os adeptos da organização criminosa deveriam adotar.

Estatuto de facção paulista encontrado na Paraíba (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Ainda de acordo com a polícia, durante o cerco que foi feito à casa o homem que é suspeita chefiar o grupo conseguiu escapar. Ele é companheiro da mulher de 33 anos que foi detida durante a ação.

Os policiais também prenderam, próximo ao local em que foram presas as duas mulheres, um outro homem que estava com uma quantidade de maconha, uma moto roubada e cinco munições de calibre restrito.

Todos os suspeitos estão presos na Delegacia de Pombal, onde foram autuados por tráfico de drogas e serão ouvidos para prestar mais informações sobre a possível ligação com a facção paulista.

 
           Foto: Giliarde Fernandes da Silva, de 27 anos                                        Foto: Estatuto do PCC

Ligação entre facção e detentos da Paraíba    

Em julho durante uma operação pente fino no Complexo Penitenciário Romeu Abrantes, conhecido como PB1 e PB2, a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) apreendeu um estatuto que seria da  facção criminosa de São Paulo. No 'documento', há várias recomendações de como devem se portar os detentos do grupo.

Na época a Seap anunciou a instauração de um inquérito para apurar o possível envolvimento dos detentos com a organização paulista.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do G1 PB

Tags:
Recomendado pelo Google: