Prefeitura de Santa Helena inicia campanha de vacinação contra a raiva: a meta é vacinar mil animais
A Secretaria de Saúde informou que devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade
A Prefeitura de Santa Helena realizou no último sábado (23) o dia D da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. Foram vacinados 167 cães e 92 gatos. A meta é que até o final da campanha sejam vacinados mil animais; a campanha continua durante todo o mês de outubro, de forma itinerante na zona rural do município.
A Secretaria de Saúde informou que devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade.
O principal objetivo da campanha é manter o controle da raiva. “É muito importante que os tutores levem os animais para serem imunizados. A doença é muito grave e a vacina é a principal forma de prevenção, garantindo a proteção dos pets e evitando a transmissão nos casos de exposição ao vírus da raiva”, explica o coordenador de Promoção e Vigilância à Saúde, Danilo Mota.
A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus. No ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela transmissão do agravo são os cães e gatos. A única forma de prevenir a raiva é através da vacinação, que não tem contraindicação. Caso não seja feita a devida prevenção, a doença acomete o sistema nervoso central e evolui rapidamente, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os homens quanto para os animais.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário