header top bar

section content

VÍDEO: Papo Cultural, nova coluna semanal do Diário News estreia falando de arte botânica e ‘Rolê Cultural’

Apresentado por Priscila Tavares, o novo quadro conversou com a CEO da Aflranda, Fernanda Mangueira, que explicou como funciona o processo de secagem e eternização de plantas

Por Diário

07/08/2023 às 17h10 • atualizado em 08/08/2023 às 18h46

Estreou nesta na sexta-feira, dia 04 de agosto, o novo quadro do programa Diário News da TV Diário do Sertão, o ‘Papo Cultural’. A nova coluna semanal tem o intuito de falar sobre arte, cultura, produções culturais e artistas de Cajazeiras e região.

Apresentado pela artista Priscila Tavares, o quadro estreou trazendo uma vertente artística que vem ganhado cada vez mais espaço no mercado, a arte botânica.

Nossa reportagem foi até o ateliê da Afloranda para conversar com a artista botânica Fernanda Mangueira, que trabalha de forma pioneira na Paraíba com a eternização de flores e plantas secas. Ela é formada em Biologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, atua como artista botânica há pelo menos dois anos e já exporta suas obras de arte para todo Brasil.

Fernanda Mangueira, CEO da Afloranda (Foto: Victor Batista/ TVDS)

“A arte botânica vai ser uma premissa de uma ciência que a gente estuda na graduação em Biologia, onde se é um estopim, uma inovação no mercado, que parte da ciência da taxonomia vegetal, da biologia vegetal, onde a gente estuda todas as premissas de uma secagem de plantas. É uma forma mais rudimentar e científica, mas quando a gente traz a arte para esse contexto, a gente consegue englobar muitas variações e uma gama de possibilidades”, disse Fernanda.

Ela contou também que a Afloranda surgiu durante a pandemia, onde ela foi impedida de realizar sua pesquisa de TCC, mas precisava estar trabalhando diretamente com as plantas.

Buquê de noiva desidratado e eternizado pela Afloranda (Foto: Divulgação/ Instagram)

“Como eu sempre tive muita relação com o meio artístico e cultural, sempre produzia algo para mim. Com isso, muitas pessoas viam minhas peças e sempre me pediam. O pulo do gato foi quando eu vi um quadro de flores secas e eu disso: eu sei fazer isso aqui”, contou a artista.

A Afloranda é a única empresa na cidade de Cajazeiras que trabalha com arte botânica na eternização de plantas, de buquês de noivas, com convites, chaveiros, porta alianças, caixas de presentes, buquês frescos e muito mais.

Convites personalizados com flores desidratadas (Foto: Divulgação/ Instagram)

A artista explicou também como é feita a secagem das plantas, a prensagem, a secagem 3D, ente outras. Fernanda contou que todas as plantas utilizadas nas peças produzidas pela Afloranda são plantas de verdades, que foram devidamente secas e tratadas para eternização.

Acompanhe a Afloranda pelo Instagram, no @afloranda, e fique por dentro dos trabalhos de arte botânica feitos pela artista Fernanda Mangueira.

Coluna Semanal

O Papo Cultural vai ao ar toda sexta-feira trazendo informações sobre arte, cultura e artistas da região. Além das entrevistas, o quadro tem o ‘Rolê Cultural’ com a programação dos eventos culturais e artísticos que estão acontecendo em Cajazeiras e região.

Priscila Tavares, apresentadora do quadro papo Cultural (Foto: TVDS)

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: