header top bar

section content

VÍDEO: Nutricionista clínico explica quais os malefícios do café para o nosso organismo

O carioca Eduardo Corassa aponta que não se consegue consumir a fruta do café na natureza, sendo preciso fazer a torra para torná-lo consumível

Por Priscila Tavares

26/06/2023 às 09h26

O cafezinho já é marca registrada do brasileiro, a 2º bebida mais consumida no Brasil. Mas o nutricionista Eduardo Corassa fez um alerta, durante entrevista ao vivo no programa Diário News, quais os malefícios do café para a saúde do ser humano.

“O café é uma planta, então toda planta tem muito nutriente, tem muito benefícios isso é inegável. A gente tem benefícios a nível científico do café, entretanto, ninguém fala dos malefícios”, pontuou.

Eduardo Corassa é do Rio de janeiro, nutricionista clínico formado pela Universidade Veiga de Almeida, com ênfase em dietas cruas e vegetarianas, dentro do modelo de saúde chamado Higienismo (Natural Hygiene). Ele é idealizador da empresa Saúde Frugal, autor de nove livros, 5 cursos onlines, Youtuber, culinarista, palestrante internacional e ministrante de retiros de imersão.

Além disso o nutricionista é formado em Letras, especializado em Higiene Natural pela University of Natural Health. Já foi tema de entrevistas por programas como Globo Repórter, Sem Censura, Câmera Record, com matérias e colunas publicadas por diversas revistas. Tem o título de embaixador da paz, concedido pela Universal Peace Federation e é membro oficial da ONU em Viena.

Nutricionista Eduardo Corassa (Foto: Divulgação)

O nutricionista explicou que o primeiro ponto a ser levado em consideração é que, não se consegue consumir a fruta do café na natureza, então é preciso fazer a torra o que, segundo ele, libera diversas toxinas prejudiciais a saúde.

“A gente sabe que a torra faz, o que a gente chama de produtos da reação de maillard, ou seja, são toxinas do cozimento. Quando a gente cozinha muito um alimento, não só perde seu valor nutricional, mas forma compostos tóxicos que, de acordo com a literatura, são cancerígenos, mutagênicos, genotóxicos, citotóxicos, teratogênicos, clastogênicos, pró-inflamatóio e geronto tóxicos. A torra faz o café se tornar realmente tóxico”, afirmou Eduardo.

Entre os malefícios apontados pelo nutricionista estão o prejuízo na qualidade e quantidade de sono, o aumento da adrenalina e da resistência a insulina, o que pode prejudicar a diabete, problemas ósseos, pode piorar o refluxo e até mesmo colaborar com as células cancerígenas, como explica Eduardo.

Café (Imagem ilustrativa)

“O consumo de café, obviamente vai aumentar a ingesta de produtos da reação de maillard. Esses produtos da reação de maillard são encontrados em doenças neurológicas, diabetes, câncer, doença cardiovascular, ou seja, os subprodutos, uma das toxinas de 420 produzidas pela reação de maillard, são, não só toxinas do envelhecimento, mas também são encontradas, por exemplo, em tecidos cancerígenos”, destacou.

Ele afirma que o ser humano nunca consumiria o café na natureza e, quando torrado, a maioria das pessoas não gostam do sabor amargo e é utilizado açúcar ou adoçante para melhorar. Segundo o nutricionista, pesquisas apontam que uma xícara de café contém mais toxinas do que um ano de comida com agrotóxicos.

Serviço

Você pode acompanhar o trabalho do nutricionista Eduardo Corassa, pelo instagram oficial: @drcorassa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: