header top bar

section content

VÍDEO: Nutricionista explica quais os alimentos que devem ser eliminados imediatamente da alimentação

Pedro Medeiros falou dos malefícios que alimentos ultraprocessados podem trazer para saúde e afirma: "Salsicha é o tipo de alimento que a gente tem que excluir completamente"

Por Priscila Tavares

18/06/2023 às 10h01

O nutricionista Pedro Medeiros explicou, durante entrevista ao programa Diário News, quais os alimentos que devem ser eliminados da alimentação e quais o malefícios que podem trazer para a saúde.

Ele falou que a sociedade brasileira está em direção à obesidade, e que está diretamente ligado à alimentação.

“Os estudos vem apontando que o Brasil vem caminhando para obesidade. Cerca de 50% da população brasileira apresenta algum grau de sobrepeso, em sua maioria homens”, informou.

Pedro explicou que alimentos ultraprocessados como salsichas, linguiças, presunto, mortadela, entre muitos outros trazem diversos problemas para a saúde e que devem ser eliminados da alimentação.

“São doenças que a gente chama de ‘doenças crônicas não transmissíveis’, ou seja, elas são adquiridas pelo estilo de vida. Quando a gente vai analisar o auto consumo de ultraprocessados e até mesmo processados de alguma forma, ela acaba trazendo para gente prejuízos irreparáveis à saúde, problemas renais, problemas de articulação, problemas de diabetes, hipertensão, problema do coração, placas de ateroma”, destacou o nutricionista.

Entre os alimentos analisados durante a entrevista, Pedro destaca a salsicha como algo que deve ser completamente eliminada, até mesmo para quem gosta muito de cachorro-quente.

“Salsicha é o tipo de alimento que a gente tem que excluir completamente. A salsicha é basicamente composta por muitos produtos químicos, além de ser feita com todo tipo de parte de animais, muitas vezes até doente. Eu garanto a você que se a maioria das pessoas vissem como é feito a salsicha, desistiram na hora de comer, pode ter certeza”, pontuou.

Em relação a batata frita, ele conta que é possível encaixar na alimentação, desde que não seja algo constante. Pedro falou ainda que a batata é um alimento muito versátil que pode ser feito de diversas formas, sem necessariamente frita-las com óleo de cozinha.

O sal e o açúcar são dois produtos alimentícios que estão todos os dias na comida da população, o nutricionista explicou que, no caso do sal, é algo necessário para a alimentação.

“O que se deve levar em conta é que o consumo normal do sal seria uma colher de chá por dia, esse é o consumo diário necessário”, afirmou.

Já em relação ao açúcar, ele disse que independente de qual usar, seja ele o cristal ou o mascavo, o que importa é a quantidade. Pedro alertou também sobre o consumo de refrigerantes, café e miojo.

“A gente costuma dizer na Nutrição que quanto maior a validade do alimento, menor a sua. Quanto maior a validade do alimento mais produtos químicos e conservantes vão ter”, destacou o nutricionista.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: