VÍDEO: 2º LIRA de 2023 aponta os bairros de Cajazeiras que estão em alerta e em risco de surto de dengue
No programa Olho Vivo os agentes do município fizeram um apelo para que a população siga as orientações das equipes de endemias, cubram suas caixas d'água, não coloquem lixo nas ruas, recebam os agentes em suas residências
A equipe de endemias da cidade de Cajazeiras estive no Programa Olho Vivo para divulgar o resultado do 2º LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) 2023 do município e alertar a população para o risco de surtos de dengue.
O LIRA é um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico que permite conhecer a distribuição do vetor Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Com o período de chuvas os criadouros aumentam e o risco de surto também. Na cidade de Cajazeiras existe equipes preparadas no combate ao mosquito e visitam de 2 em 2 meses as residências do município.
Os índices de Cajazeiras apontam 9 bairros que estão em situação de alerta e quatro que estão em risco de surto, como explica o supervisor de campo Geilson César.
“Existe quatro bairros que estamos com equipe em cima fazendo ações efetivas para que baixe esses índices. Casas Populares deu um índice de 8.4, que nós consideramos risco superior a surto, nós temos que alertar as pessoas das Casas Populares”, disse o supervisor.
Bairros que estão com RISCO DE SURTO de dengue:
- Casas Populares …… 8,4%
- Sol Nascente ……….. 7,1%
- Capoeiras ……………. 4,5%
- Cristo Rei ……………. 4,1%
Bairros que estão em ALERTA:
- São Francisco ……… 2,8%
- Remédio …………….. 2,7%
- São José ……………… 2,6%
- Tecedores ……………. 2,6%
- Divinópolis ………….. 2,5%
- Pio X …………………… 2,3%
- Esperança ……………. 2,0%
- Boqueirão ……………. 1,0%
- Centro …………………. 1,0%
Os agentes fizeram um apelo para que a população siga as orientações das equipes de endemias, cubram suas caixas d’água, não coloquem lixo nas ruas, recebam os agentes em suas residências. Geilson explicou ainda que caixas d’água que são cobertas apenas com telhas não impende que o mosquito deposite seus ovos na água.
Para as pessoas que trabalham ou por algum motivo não estiverem em casa quando a equipe passar pelo bairro podem entram em contato com os agentes pelo Disk Dengue, no número (83) 9 9161-5971, uma equipe será enviada até a residência. Pelo número também é possível informar aos agentes sobre terrenos ou imóveis fechados que possam conter focos do Aedes Aegypti.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário