header top bar

section content

Santa Helena é destaque em 1º lugar na Saúde entre os municípios do Sertão da Paraíba

O objetivo do programa é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde

Por Caliel Conradho

09/10/2022 às 05h30 • atualizado em 11/10/2022 às 12h03

Santa Helena é destaque em 1º lugar na Saúde entre os municípios do Sertão da Paraíba. Foto: Divulgação

A cidade de Santa Helena ficou em 1º lugar no ranking dos municípios da 9ª gerência e 19º lugar entre os 223 municípios da Paraíba. A posição é decorrente do desempenho no APS, indicadores 2022 Q2 Previne Brasil.

Entre os indicadores que garantiram a excelente posição, destacam-se: Vacinação, exames citopatológico, hipertensão e diabetes, consultas odontológicas, exames de sífilis e HIV e consultas pré-natal.

O prefeito João Cléber parabenizou a todos os profissionais de saúde de Santa Helena pelo trabalho que vem sendo realizado na implantação e execução das políticas públicas na área da Saúde.

Previne Brasil

O programa de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e implementado em 2020. Para fazer os repasses aos municípios, são considerados quatro componentes: capitação ponderada (cadastro de pessoas na APS), pagamento por desempenho (medido pela avaliação de sete indicadores), incentivo para ações estratégicas (implementação de programas para a melhoria da APS) e incentivo financeiro com base em critério populacional (leva em conta a estimativa populacional mais recente divulgada pelo IBGE).

O objetivo do programa é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: