header top bar

section content

Como fazer massagem? Técnicas milenares ajudam no relaxamento físico e mental

Cada vez mais populares, as terapias vêm conquistando adeptos em busca de melhor qualidade de vida e como tratamento alternativo para problemas de depressão, insônia, dores musculares e autoestima

Por Raquel Ribeiro/ Web Dinâmica

26/08/2022 às 10h34 • atualizado em 26/08/2022 às 10h36

Como fazer massagem? Técnicas milenares ajudam no relaxamento físico e mental

Antes disponíveis, em sua maioria, em spas e clínicas voltadas a um público mais elitizado, as massagens terapêuticas hoje são oferecidas em diversos locais, incluindo empresas, hospitais, aeroportos e até em domicílio.

As massagens são realizadas por meio de pressionamento, esfregamento e manipulação da pele, dos músculos, tendões e ligamentos do paciente. A intensidade também varia de toques leves a pressão profunda.

Existem diversos tipos de técnicas. A mais conhecida e utilizada é sueca, uma forma suave de massagem que usa movimentos longos, amassamento, movimentos circulares profundos, vibração e batidas. Este repertório ajuda o paciente a se sentir relaxado e energizado.
Já a massagem profunda usa movimentos lentos e fortes para atingir as camadas mais profundas do músculo e do tecido conjuntivo. É comumente usada para ajudar com danos musculares de lesões.

Geralmente consideradas parte da medicina integrativa, as massagens terapêuticas promovem uma série de benefícios, e estão sendo cada vez oferecidas como tratamento padrão para uma ampla gama de condições e situações médicas.

Os benefícios podem incluir redução do estresse e aumento do relaxamento; diminuição das tensões e das dores musculares; melhora da função imunológica, da circulação, da energia e do estado de alerta, além de queda da frequência cardíaca e pressão arterial.

As massagens também ajudam com ansiedade, desordens digestivas, fibromialgia, dores de cabeça, insônia relacionada ao estresse, dor lombar, síndrome da dor miofascial, dor nos nervos, distensões ou lesões de tecidos moles, lesões esportivas, dores na articulação temporomandibular e na parte superior das costas e do pescoço. Apesar de seus benefícios, a massagem não substitui os cuidados médicos regulares.

Além dos benefícios para condições ou doenças específicas, algumas pessoas gostam de massagem porque muitas vezes produz sentimentos de carinho, conforto e conexão.

É fácil encontrar profissionais e clínicas especializada em sites específicos, como o Guia de Massagem, porém, embora a realização de uma massagem terapêutica exija bastante treinamento profissional, é possível reproduzi-la, mesmo sem experiência. Para tanto, é possível aprender algumas das técnicas básicas de massagem e como aplicá-las.

Uma das partes mais importantes a serem observadas é que, sem treinamento profissional, deve-se aplicar apenas uma leve pressão em todas as suas técnicas.

Como fazer

Em primeiro lugar, escolha um local confortável. O uso de uma mesa de massagem dará o melhor acesso às costas da pessoa, pois foi projetada para proporcionar conforto e completo com um suporte para o rosto e alinhamento da coluna.
No entanto, se isso não estiver disponível, existem algumas alternativas. Se você não tiver acesso a uma mesa de massagem, pode-se usar o chão, um sofá, uma cama ou até mesmo uma mesa de cozinha resistente.

Use um tapete com pelo menos dois centímetros de espessura para proporcionar o conforto adequado para a pessoa que recebe a massagem. Coloque uma folha de papel ou um lençol limpo sobre a superfície escolhida, pois isso será demais higiênico e confortável para a pessoa. Além disso, esses materiais agirão para reter qualquer excesso de óleo.

Certifique-se de que a sala onde a massagem será realizada esteja aquecida a uma temperatura adequada, tornando-a um ambiente ideal para o relaxamento os músculos.

Toque uma música suave, preferencialmente new age, jazz, clássica tranquila ou até mesmo paisagens sonoras ajudarão a pessoa a relaxar ao máximo. A música pulsante e de condução não vai ajudar. Mantenha o volume baixo.

Abaixe as luzes apenas o suficiente para que não haja brilho na sala. Acenda velas de aromaterapia perfumadas. Isso é opcional, e você deve perguntar à pessoa antes de acender, pois algumas gostam dos cheiros, enquanto outras são muito sensíveis a eles.

Faça com que a pessoa se desprenda de acordo com seu nível de conforto. A massagem é melhor administrada e recebida sem roupas na área a ser massageada, especialmente se forem usados óleo ou loção. Sempre forneça uma toalha ou lençol adicional. Dessa forma, o praticante pode deitar e cobrir as partes do corpo que não estão sendo massageadas.

Se a privacidade for uma preocupação, saia da sala enquanto a pessoa se veste e se cobre com a toalha ou lençol adicional. Se a pessoa preferiu ficar de calças ou roupas íntimas, é recomendável inserir a ponta da toalha ou lençol no cós da roupa para garantir que nenhum óleo da massagem manche o material.

Faça a pessoa deitar preferencialmente de bruços. Se for confortável para ela, pode-se usar um travesseiro ou uma toalha dobrada sob os tornozelos. Isso apoiará a parte inferior das costas da pessoa. Exponha as costas do paciente. Se ele enrolou uma toalha ao se despir ou puxou o lençol adicional para cima, dobre o material para expor as costas.

Dependendo da necessidade de quem recebe a massagem, o processo pode durar desde uns 15 minutos, no caso da quick massage, até 60 minutos ou mais, no caso da massagem sueca e da drenagem linfática.

A lista de massagens disponíveis no mercado inclui ainda desportiva, ponto gatilho, ayurvédica, reflexologia, pedras quentes, shiatsu, tai ioga e abhyanga. Há ainda as sensuais, a exemplo da tântrica, sensitive, tailandesa e nuru.

Abhyanga

Massagem feita com óleo do sistema da medicina ayurvédica, leva este produto a aquecimento, por meio de massageamento suave por todo o corpo. Este tipo de massagem concentra-se em nutrir a pele em vez de massagear profundamente os músculos.

Este procedimento reduz o estresse, ativa o sistema nervoso parassimpático (descanso e digestão), melhora saúde e a umidade da pele, além de reduzir a pressão arterial e a rigidez muscular.

Tai ioga

Já a massagem e o trabalho corporal da ioga tailandesa concentram-se em melhorar e equilibrar o fluxo de energia por todo o corpo e combinam o alongamento dinâmico assistido influenciado pela ioga com a pressão física aplicada ao longo das linhas de energia influenciadas pela acupuntura chinesa e pelo ayurveda.

Recomendado pelo Google: