header top bar

section content

VÍDEO: Cardiologista paraibano faz alerta a pacientes que usam Losartana após interdição de medicamento

De acordo com o médico, estão sendo trocados alguns lotes referentes à presença de um componente que surge durante a fabricação e pode causar mutação em células

Por Diário

30/06/2022 às 17h09 • atualizado em 01/07/2022 às 00h05

O programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão entrevistou, nesta quinta-feira (30), o médico cardiologia paraibano Valério Vasconcelos, que falou sobre o recolhimento dos lotes de medicamentos com o princípio ativo Losartana, usado para insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O cardiologista orienta que não haja interrupção do medicamento de forma imediata, pois é necessário buscar um médico de confiança ou até mesmo procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para obter mais informações e, se for preciso, efetuar a troca do lote.

De acordo Valério, estão sendo trocados alguns lotes devido à presença de um componente que surge durante a fabricação, conhecido como “azido”, que é capaz de causar mutação em algumas células do corpo humano, podendo até mesmo provocar possível câncer.

“Em razão disso, não há nenhum sintoma, ninguém apareceu ainda com nenhum caso em decorrência disso. Mas, por precaução, a Anvisa, a Sociedade Brasileira de Cardiologia [SBC], nós cardiologistas e outros órgãos recomendamos que esses lotes sejam recolhidos e com isso haja a troca da medicação. Havendo também a possibilidade, caso o médico ache prudente, trocar a medicação por uma outra para que o paciente não tenha nenhum tipo de risco”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: