header top bar

section content

VÍDEO: Hipnólogo adverte sobre possíveis manipulações através de hipnose nos ritos religiosos

Segundo Arthur Paiva, através da má fé de alguns líderes religiosos, pode acontecer manipulação do fiel que está passando por alguma dor sentimental

Por Moisés Conrado com Welson Batista

03/07/2022 às 14h59

O hipnólogo Arthur Paiva falou sobre os vários tipos de hipnose, inclusive a hipnose proferida nos cultos religiosos que podem afetar danosamente a mente das pessoas.

O hipnólogo explica que existem diversas definições para hipnose, uma deles define hipnose como um estado de concentração que desvia à atenção, por exemplo, de uma rotina cansativa de um paciente para algo mais satisfatório, olhando para dentro de si, resolvendo a “atenção desviada”.

“Se a gente pensa em uma homilia do padre, aquele momento de sermão que o padre fica falando com a gente, ou na fala de um pastor, estão todos prestando atenção no padre ou no pastor. Então, eu tenho aí atenção desviada. Eu tenho uma crença e a crença  se torna algo mais poderosa que a fé. Se eu levo a religião pra esse lado, se eu penso em religião como elemento destes três pilares: crença, atenção desviada e expectativa, com certeza qualquer tipo de religião em algum momento vai ter elementos da hipnose”, disse.

Arthur reafirma que hipnose e religião não são sinônimos, mas um bom conhecedor da hipnose pode usá-la a seu favor em cultos religiosos. O bom uso desses três elementos pode trazer um beneficio semelhante ao da hipnose clínica, como acontece nos grupos de oração.

O mal uso desse três elementos pode induzir a objetivos maléficos. Em uma clínica, o hipnólogo não consegue fazer algo contra a vontade do paciente, mas num contexto religioso, a pessoa fragilizada pode acabar se permitindo ser vítima de manipulação. Segundo o hipnólogo, através da má fé de alguns líderes religiosos, pode acontecer manipulação do fiel que está passando por alguma dor sentimental.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: