header top bar

section content

VÍDEO: Coordenadora do curso de Farmácia da Santa Maria fala das consequências da automedicação

A farmacêutica diz que a campanha para o uso racional dos medicamentos é necessária, pois ainda há um descontrole enorme no país, tanto nas indicações, como também no uso dos fitoterápicos

Por Moisés Conrado

19/05/2022 às 13h30 • atualizado em 19/05/2022 às 13h32

O programa Diário News da Rede Diário do Sertão recebeu nesta quarta-feira (18) a coordenador do curso de Farmácia da Santa Maria, Danielle Rocha, que conversou sobre a Campanha para o Uso Racional de Medicamentos e alertou sobre os problemas relacionados ao mal uso dos remédios, seja por indicação, ou pela desatenção pessoal de alguns.

A coordenadora explica que ainda há um descontrole enorme no país em relação a automedicação, principalmente no contexto da pandemia, onde muitas pessoas se incentivaram a usar um produto sem prescrição, a exemplo dos vermífugos e outros. A farmacêutica também adverte sobre o uso dos medicamentos, mesmo com a prescrição médica, e diz ser necessário se atentar aos horários estabelecidos pelo médico.

“Estamos começando a receber nos hospitais e nas clínicas esses pacientes que usaram vermífugo para combater o Covid-19, estamos começando a ter bactérias e microrganismos que antes eram “inocentes” e agora estão mais resistentes, isso devido o uso incorreto, numa condição de saúde que as pessoas não requeriam”, alertou.

Também foi comentado sobre a eficácia entre os medicamentos genéricos, similares e referências. Danielle explica que nos dias de hoje não há mais diferença de eficácia e qualidade.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: