header top bar

section content

João Azevêdo amplia leitos Covid em Cajazeiras e Patos; Hospital de Sousa passa a receber pacientes

A região sertaneja passa por um alta de casos de internação, chegando a 92% de ocupação de leitos de UTI adulto.

Por Juliana Santos

26/05/2021 às 19h07

Hospital Regional de Sousa. (Foto: Reprodução da internet)

O governador João Azevêdo autorizou abertura de mais 14 leitos para pacientes Covid-19 no Hospital Regional de Sousa, no Sertão paraibano. Os novos leitos começam a receber pacientes no dia 1 de junho. Ainda em junho, serão implantados mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Patos e 4 em Cajazeiras, totalizando 28 novos leitos para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

O acesso aos leitos será por meio do Centro Estadual de Regulação Hospitalar do Estado, que é exclusivo para o agravo e realiza as internações de acordo com as solicitações das unidades de saúde municipais, que são a porta de entrada para a rede de referência. Em um segundo momento, após uma adequação predial, o Hospital Regional de Sousa receberá mais 10 leitos com suporte ventilatório, totalizando 24 leitos dedicados ao tratamento de pacientes acometidos pela covid-19.

VEJA TAMBÉM

 João Azevêdo fala sobre incentivo fiscal para seguimento têxtil que abrange fabricantes de redes

A região sertaneja passa por um alta de casos de internação, chegando a 92% de ocupação de leitos de UTI adulto. De acordo com o secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, a ampliação dos leitos é um esforço necessário para atender a população, mas ressalta que medidas não farmacológicas são fundamentais para diminuir a propagação dos vírus e, consequentemente, o aumento no número de pacientes internados.

“A gente precisa ter mais cuidado com as regiões mais vulneráveis, com um alto volume de internação. Infelizmente, em 2021, até a presente data, nós já perdemos a mesma quantidade de pessoas em todo o ano de 2020 na Paraíba. É uma situação extremamente preocupante e é fundamental lembrar que neste momento o esforço mais importante é o da população, com o uso de máscaras e a não aglomeração, pois o vírus vive dos nossos encontros”, reforça secretário executivo e médico sanitarista.

No momento a Paraíba conta com 1.266 leitos covid, sendo 559 de UTIs e 707 de enfermarias.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: