header top bar

section content

VÍDEO: Ceninha Lucena reverte a situação precária da saúde em apenas 100 dias a frente da prefeitura

Em poucos dias o gestor municipal conseguiu colocar em dia as consultas de pessoas que há mais de um ano esperavam por atendimento médico e realizou acompanhamento de pessoas com Covid-19.

Por Juliana Santos

03/05/2021 às 16h26

Ceninha Lucena (Podemos) prefeito de Bonito de Santa Fé, cidade da região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, disse em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, como a gestão passada deixou a saúde do município e relatou o que fez para reverter a situação em apenas 100 dias.

De acordo com Ceninha, os moradores da cidade reclamavam por não conseguirem atendimento no hospital da cidade e o lixo hospitalar estava a mais de quatro meses sem ser recolhido. “Tinham pessoas que estavam esperando uma consulta há mais de um ano e o lixo hospitalar que estava mais quatro meses sem recolhimento. Não faziam teste da Covid-19, nem disponibilizavam remédio”, contou.

VEJA TAMBÉM

Prefeito de Bonito reage a críticas da oposição e afirma que recebeu a cidade ‘abaixo do zero’

O prefeito citou algumas mudanças que conseguiu fazer na saúde do município, uma delas foi a reforma do Hospital Municipal que funciona por 24h e é mantido com recursos próprios do município. “Foi montada uma sala para partos e reabastecido o oxigênio da unidade. Também foram contratados cinco médicos especialistas e apenas dois UBSF está sem médicos, pois a contratação foi por meio do programa do governo Mais Médicos, mais já solicitamos a cobertura por meio de ofício”, disse.

A farmácia da prefeitura está bastecida. (Foto: Reprodução)

Foram adquiridos 2 mil testes rápidos do Covid-19 para fazer a testagem dos moradores. “Inclusive temos o programa itinerante que nossa equipe vai até as comunidade rurais para fazer os testes. Aos que estão com suspeita da doença é chamado para fazer o teste ou equipe vai até o local e dá toda atenção aos que testaram positivo”, detalhou Ceninha.

Além disso a Secretaria Municipal de Saúde está seguindo todo o cronograma de vacinação contra o coronavírus.

Também foram distribuídos a população da cidade 3 mil kits de higienização para prevenção da Covid-19, com sabonete, álcool gel 70% e máscara e a farmácia do município também já foi abastecida com todos os medicamentos necessários. “Tudo o que podemos investir estamos investindo e a verba da Covid-19 usamos de acordo com a legalidade, todos os suspeitos e ou confirmados com Covid-19 recebem visitas em casa e recebem ligações o que não se existia antes”, relatou.

Unidade de Saúde da família em novo local de funcionamento. (Foto: Reprodução)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: