header top bar

section content

Governo da PB amplia número de leitos de UTI e enfermaria para tratar pacientes com Covid-19 no Sertão

Os novos leitos serão instalados nos hospitais regionais de Patos e Cajazeiras. E a Upa de Cajazeiras passa a atender exclusivamente pacientes com Covid-19.

Por Juliana Santos

10/03/2021 às 21h25

Novas unidades de UTI instaladas em Campina Grande. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ampliando a oferta de leitos para o tratamento do novo coronavírus, no Sertão da Paraíba.

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, terá um incremento de seis leitos de UTI, saindo de 26 para 32 vagas. A unidade também receberá mais 12 novos leitos de enfermaria clínica, deixando a unidade com a capacidade total de 64 leitos para internação de casos moderados ou graves da Covid-19.

Ainda no Sertão, a UPA de Cajazeiras passará a atender exclusivamente casos de síndrome gripal e o Hospital Regional de Cajazeiras receberá um incremento no número de leitos de UTI. A unidade sairá de 13 para 23 leitos de UTI, além dos outros cinco de Unidade de Decisão Clínica (UDC) já disponíveis no Hospital Regional.

VEJA TAMBÉM

UPA de Cajazeiras começa atender exclusivamente pacientes com Covid-19, diz Geraldo Medeiros

Na cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano, serão acrescentados mais 10 leitos de UTI, totalizando 70 leitos de UTI, 40 de enfermaria e três de Unidade de Decisão Clínica (UDC) ao Hospital de Clínicas (HC). Com o aumento na quantidade de leitos totais, a unidade passará a ser maior referência para o agravo, no estado.

Até o final deste mês, o Governo do Estado ampliará sua rede de referência em 287 leitos, para atender a população. Atualmente, a Paraíba dispõe de 1.003 leitos para atendimento Covid-19, sendo 428 de UTI e outros 578 de enfermaria.

Nos últimos dias, a SES ativou mais de 140 leitos exclusivos para tratar pacientes da Covid-19. Outros 147 serão abertos nos próximos dias, totalizando 287 leitos ativos para o agravo.

De acordo com o secretário executivo Daniel Beltrammi, a ampliação de leitos vem para tentar suprir a demanda crescente de casos moderados e graves da Covid-19, que precisam de internação. “O estado não mede esforços para prestar assistência adequada à população Paraíba, porém é preciso lembrar que os recursos não são infinitos. A abertura de leitos depende de recursos, insumos, medicamentos e também da contratação de profissionais qualificados, não são apenas camas e respiradores”, enfatizou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: