Editorial do Diário do Sertão sobre o combate ao coronavírus
O Diário do Sertão é uma referência nas notícias sobre o coronavírus na região sertaneja.
Com o avanço dos casos suspeitos e dos casos confirmados do coronavírus no Brasil, cresce, também, outra preocupação dos órgãos de saúde e dos veículos de imprensa que fazem jornalismo com seriedade: a disseminação de informações nas redes sociais, sobretudo em grupos de Whatsapp, que não foram confirmadas é enorme. Esse lamentável fenômeno dos tempos atuais, que se desdobra entre boatos e fake news, desencadeia uma série de problemas que vão desde o pessoal ao coletivo em grande escala, gerando um estremecimento de relações familiares e de serviços públicos a um pânico generalizado.
Por isso, nós que fazemos o Sistema Diário do Comunicação, temos buscado combater, na medida do que está ao nosso alcance, essa prática. A epidemia do Covid-19 (coronavírus) que assola grande parte do mundo e que ameaça agora nosso país é, certamente, o assunto mais sério a se tratar no momento. Nós, da imprensa, temos uma função crucial na batalha contra epidemia, que é combater informações arbitrárias, negligentes, deturpadas, exageradas e falsas que se espalham pelos grupos de Whatsapp de forma irresponsável e até cruel.
Temos consciência que é impossível controlar completamente o espalhamento de boatos e fake news, mas procuramos fazer nossa parte enquanto imprensa, que é, antes de tudo, continuar realizando um jornalismo ético e socialmente responsável ao buscar fontes seguras e confirmações irrefutáveis sobre tudo que envolve o coronavírus. Temos fontes em órgãos de saúde do Município, do Estado e do Governo Federal para respaldar nossas matérias.
Outro papel que também deve ser da imprensa é o de conscientizar a população do quanto um boato pode atrapalhar a sociedade no combate ao coronavírus. É exatamente o que estamos fazendo neste editorial e é o que fazemos nos programas jornalísticos da TV Diário do Sertão, que é transmitido por uma extensa cadeia de rádios, sites e blogs da Paraíba, sempre de forma propositiva.
O coronavírus não é uma brincadeira, não é uma fantasia, não é uma teoria da conspiração. O coronavírus é uma das maiores crises de saúde pública da história da humanidade e que está matando pessoas ao redor do mundo. O coronavírus é um dos principais desafios das autoridades políticas, militares e de saúde pública por causa do difícil controle do seu fácil contágio. Logo, tratar este assunto com irresponsabilidade, fazendo dele motivo para causar pânico, é um comportamento execrável.
Para otimizar ainda mais as informações sobre o Covid-19, o Sistema de Comunicação Diário está formando um comitê de combate a boatos e fake news e esperamos contar com a colaboração de parceiros da imprensa e, principalmente, dos amigos leitores e internautas.
Comunicamos que estamos ampliando os programas jornalismo na TV Diário do Sertão a partir desta terça-feira, dia 17, por causa do novo coronavírus.
Com todo o cuidado com todos nossos profissionais, e integração da equipe vamos levar ao público a informação fundamental no combate o Covid-19.
Teremos programas pela manhã, a partir das 11hs; à tarde às 17hs e à noite às 19hs, sempre AO VIVO com apresentação de pautas propositivas.
Lembrem-se: coronavírus não é brincadeira.
Petson Santos de Andrade
Diretor presidente do Sistema Diário do Comunicação
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário