header top bar

section content

VÍDEO: Apoio de Bosco Fernandes foi decisivo para a vitória de Leninha Romão, afirma radialista

Leninha Romão (PP) foi eleita prefeita de Uiraúna, no último domingo (15), com 51,52% dos votos válidos. Mesmo com o apoio do deputado estadual Wilson Filho, Segundo Santiago não consegue reeleição.

Por Juliana Santos

18/11/2020 às 16h35 • atualizado em 27/11/2020 às 08h53


A campanha da prefeita eleita da cidade de Uiraúna, na região de Cajazeiras, Sertão paraibano, Leninha Romão (PP) foi marcada por grandes articulações políticas. Entre os nomes de peso estavam Dr. Geraldo Nogueira, Dr. Paulo Arthur e a ex-prefeita Glória Jeane. Inclusive Dr. Marlon Arthur que é filho do Dr. Paulo Arthur, ofereceu seu nome para ser vice-prefeito, compondo a chapa com Leninha.

Outro apoio pouco esperando foi a do prefeito afastado, João Bosco Nonato Fernandes (PSDB), que na reta final da campanha saiu do grupo de situação para apoiar a chapa de oposição encabeçada por Leninha.

Durante participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o radialista Rafael Matias da cidade de Uiraúna fez uma análise da campanha da prefeita eleita. De acordo com ele, o apoio de Bosco Fernandes, mesmo após ser preso, acusado de desvio de recursos públicos, foi surpreendente e decisiva. “Já na reta final da campanha, Leninha conseguiu com uma grande articulação política, o improvável. Mesmo diante do confronto entre oposição e situação, na cidade, o principal nome do grupo de situação, Bosco Fernandes, apoiou a candidatura de Leninha Romão, da oposição”, comentou.

VEJA TAMBÉM

Senadora de partido de oposição em Uiraúna declara apoio ao prefeito e surpreende pré-candidata

Na pré-campanha, o nome projetado por Bosco Fernandes para concorrer à prefeitura de Uiraúna, era Fernando da Farmácia, mas a pré-candidatura se dissolveu, após a operação Pés de Barro da Polícia Federal. Bosco foi preso em dezembro de 2019, após ser flagrado pela polícia colocando dentro da cueca, pacotes de dinheiro que seriam propina de um esquema criminoso de desvio de recursos de obras contra a seca no Sertão da Paraíba.

Bosco Fernandes deixou a prisão no dia 9 de julho deste ano após pagar fiança no valor de R$ 522.500,00. Ele deve continuar afastado do cargo de prefeito e está proibido de entrar na sede da Prefeitura de Uiraúna e de suas respectivas secretarias, assim como em todos os locais em que se exerça qualquer atividade administrativa relacionada ao município.

Devido a isso, o nome escolhido pela situação para disputar o cargo no executivo nas eleições desse ano foi o atual prefeito Segundo Santiago (PTB), que era vice-prefeito. Após o afastamento de Bosco Fernandes, Santiago assumiu a prefeitura.

O deputado estadual Wilson Filho (PTB), primo do candidato derrotado Segundo Santiago foi um dos que apoiaram a campanha participando de vários eventos na cidade. Ainda de acordo com o radialista, o deputado federal, Wilson Santiago participou apenas nos bastidores. “Já Wilson Santiago participou mais nas articulações de bastidores, até por que o seu nome junto com o nome do prefeito afastado Bosco Fernandes foram citados na Operação Pés de Barros. Acredito eu que ele não quis se expor, para não trazer um desgaste na imagem do atual prefeito que concorreu a reeleição”, disse Rafael.

Leninha Romão (PP) foi eleita com 51,52% dos votos, em total de 5,009 mil votos válidos.

Segundo Santiago teve 48,48% total de 4.713 mil votos válidos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: