header top bar

section content

VÍDEO: Promotor fala como o Ministério Público pode evitar ou punir crime eleitoral em eleição atípica

Diante de uma eleição repleta de limites para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Ministério Público também deve mudar sua maneira de fiscalizar as ações de candidatos e eleitores

Por Jocivan Pinheiro

07/07/2020 às 17h55 • atualizado em 07/07/2020 às 18h01

Diante de uma eleição atípica, repleta de limites para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Ministério Público também deve mudar sua maneira de fiscalizar as ações de candidatos e eleitores.

Em Lavras da Mangabeira-CE, por exemplo, o órgão pretende realizar conferência com os pré-candidatos para orientá-los e adverti-los acerca do que pode e não pode no período eleitoral.

“Pretendemos levar isso ao conhecimento de todos os candidatos para que haja observância às regras do jogo. Uma vez desobedecidos esses mandamentos, o Ministério Público vai agir, ou representando pela retirada da propaganda ilegal ou pela aplicação das penalidades”, explica o promotor João Eder, que disse que o MP também vai investir em campanhas educativas para os eleitores.

VEJA TAMBÉM

Definidas as novas datas, promotor explica o que pode e o que não pode na pré-campanha eleitoral

“É um desafio porque eu acredito que vamos estar ainda em um período de transição e vai ser muito importante a conscientização da população e dos próprios candidatos para evitar aglomerações, para que eles se preocupem com o bem maior que é a saúde da população que ele representa”, ressalta o promotor.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: