Urna não tem margem de erro
Já estamos carecas de saber que pesquisa é um retrato do momento. Como assim?
A pesquisa reflete a opinião do eleitor naquele momento em que ele é pesquisado, claro. Significa, portanto, que a opinião do eleitor naquele momento é aquela, mas não será, necessariamente, a sua opinião no momento do voto na urna!
Assim, quanto mais distante do dia da votação, menos fidelidade guardam os resultados dessas pesquisas com o que será apurado nas urnas.
Mas além disso, existem outras questões que precisam ser levadas em conta quando nos apresentam resultados de pesquisas. Ela não é, já dissemos, uma fotografia do momento? Pois bem, como tal, ele depende da máquina e de quem a tira!
Explico: as pesquisas são elaboradas e realizadas por institutos de pesquisa constituídos por seres humanos. Desta forma, esses institutos podem errar, porque humanos erram! Mas para além da falha humana, os mesmos institutos podem querer errar! Isso mesmo. Vários deles erraram e erram por falha humana; outros tantos erraram e erram por querer!
Ora, se estamos distantes do dia da votação cujo resultado é inapelável e não comporta margem de erro, quem nos garante que tal ou qual instituto não se venda para entregar ao comprador o resultado por este desejado? Afinal, ninguém vai saber se estava errado ou não, porque ao se aproximar o pleito os mesmos institutos realizam novas pesquisas, essas sim dentro dos padrões estatísticos exigidos para se colher resultados confiáveis, e apuram a opinião média verdadeira do eleitorado, aproximando-se muito da verdade das urnas.
Ademais, para serem publicadas, a lei exige que as pesquisas sejam registradas no TSE com, entre outros dados, o nome do contratante, de quem as pagou. Globo, Estadão, Folha…, deliberadamente contrários à candidatura Haddad, contratantes de Ibope e Datafolha, você confia?
Logo, caro leitor e eleitor, com raríssimas exceções, a pesquisa que vale mesmo é a das urnas. Esta sim, inapelável e sem margem de erro.
TI TI TI`S
*Jr. Araújo (Novo), Dra. Paula (PP) e Jeová Campos (PSB) disputam cadeiras na ALPB. Para o Alto Sertão a eleição dos três será ótima!
*Antônio Gobira (Rede) disputa cadeira na Câmara Federal. Sua eleição será excelente para a região sertaneja!
*Neste sábado (6), às 20 horas, o portal brasil247 publica pesquisa Vox Populi para Presidente da República. O diferencial dessa pesquisa é que ela foi paga (R$ 100 mil) por uma “vaquinha” de leitores/eleitores. Ou seja, não há por trás dela uma Globo, Estadão ou Folha. Nessa eu confio!
*O Trem das Onze volta dia 14 com Debates Populares analisando os resultados das eleições no Brasil e na Paraíba.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário