Transposição: o povo sabe quem fez
Critiquei Lula quando as obras atrasavam.
Critiquei Dilma quando as obras atrasavam.
Mas, verdade seja dita: elas só atrasaram porque alguém as tirou do papel e tornaram-nas realidade!
E os que fizeram a transposição do São Francisco ser hoje uma realidade iminente não foram os que hoje posam em fotos ao seu lado, sorridentes e alegres.
Por mais que se utilize as mídias sociais e se compre espaços na mídia tradicional, os brasileiros e os nordestinos, em especial, reconhecem nas figuras de Lula e Dilma os verdadeiros enfrentantes de sua realização.
Dos 37 presidentes que o Brasil teve até hoje, só Lula, um operário nordestino retirante da seca, foi quem efetivamente destinou recursos, aprovou projeto, enfrentou lutas e colocou o exército para começar e tocar a transposição!
Hoje, com 90% concluída, muitos são os que querem tirar uma casquinha do que é o primeiro grande passo para um semiárido desenvolvido.
A interligação de bacias do São Francisco, como tecnicamente lhe chamam os engenheiros, é fruto da determinação de alguém que efetivamente governou para os pobres do Nordeste, desvalidos de tudo, até de água! Não fosse por ser um deles, retirante, mas por compreender que governar é olhar o todo, inclusive os que nunca tinham sido vistos.
Como disse um dia o paraibano e estadista José Américo de Almeida, “ver bem, não é ver tudo: é ver o que os outros não vêem.”
Tirem fotos, posem de bons moços, discursem no parlamento…, façam o que quiserem, mas a transposição o povo sabe quem fez!
S O L T A S
. “O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.” (Platão)
. Justino, o delator, afirma que o ex-pref. Carlos Antônio “é o chefe da organização criminosa instalada em Cajazeiras.”
. O FPM das prefeituras teve pequeno aumento em janeiro (3,05%).
. Registre-se, por justo, o empenho do deputado Jeová Campos (PSB) junto ao governo federal, pela retomada das obras do eixo norte da transposição.
. Também por justo, registre-se o empenho efetivo do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do senador Raimundo Lira (PMDB) pela tomada d´água que será criada da transposição para o Rio Piancó.
. “Não vai ficar pedra sobre pedra” (Teori Zavascki).
. Domingo tem DEBATES POPULARES com Mariana Moreira, José Maria Gurgel, Padre Francivaldo Nascimento, Fernando Caldeira e José Neto. 11h, no Trem das Onze.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário