São José de Piranhas 136 anos de existência
Por Francisco Inácio Pita
A emancipação política da cidade São José de Piranhas se deu em 24 de setembro de 1885, a cidade foi crescendo e se desenvolvendo como a maioria das cidades de nossa região, tendo como atividade principal a agricultura, a pecuária e a grande plantação de algodão, que era considerado o ouro branco do sertão.
Então, por que esse nome de São José de Piranhas? Como a maioria da população era católica e tem um santo como padroeiro, São José de Piranhas também não foi diferente, o padroeiro é São José e a cidade localidade à margem do Rio Piranhas, houve a junção de São José com Piranhas o nome do rio e formou São José de Piranhas. Eu particularmente acho que ainda deveria mudar o nome da nossa cidade ficando assim: São José do Rio Piranhas.
Com a construção do açude de Boqueirão iniciada em 1932, os engenheiros chegaram à conclusão de que a represa cobriria quase toda a cidade de São José de Piranhas, ficando apenas uma pequena margem, onde hoje é atualmente o distrito de Piranhas Velhas. Com isso, a cidade foi transferida no ano de 1935 para o sítio Jatobá. Nessa época muitas famílias foram para outras cidades, a exemplo de Cajazeiras, Sousa, Campina Grande e João Pessoa e até para outros estados, mas a maior parte da população piranhense acompanhou a mudança para o sítio Jatobá. A cidade ficou com o nome de Jatobá até o início da década de cinquenta, quando voltou ao antigo nome São José de Piranhas.
Então, foi escolhido o sítio jatobá para transferir a sede do município de São José de Piranhas, um dos pontos principais da escolha se deu porque no sítio Jatobá tinha o encontro das estradas que vinham de Serra Grande na época chamada de Timbaúba, Aguiar, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Carrapateira que se juntava no sítio Jatobá para se direcionar numa única estrada até a cidade Cajazeiras, onde todos os habitantes das cidades acima citadas procuravam principalmente o comércio de Cajazeiras, para comprar os produtos que não tinha nas pequenas cidades da região.
A cidade de São José de Piranhas também é conhecida como a terra do poeta repentista Manoel Galdino Bandeira, Cantador famoso que teve a oportunidade de se apresentar para o Presidente da república Getúlio Vargas. Manoel Galdino Bandeira é o avô dos irmãos Bandeira, que também cresceram na vida como cantador repentista, a exemplo de Pedro Bandeira de saudosa memória, Chico, João e Daudeth Bandeira. A nossa cidade é considerada no sertão paraibano como a cidade que mais tem cantadores repentistas, mas foram obrigados a sair para outras cidades, por que a maioria da população piranhense não gosta desse gênero cultural.
Temos outros filhos ilustres na política a exemplo de Zé Lacerda que foi eleito deputado estadual 11 vezes consecutiva e Cícero Lucena atual prefeito de João Pessoa e muitos outros que enveredaram na política partidária.
Temos vários escritores, o jogador de futebol Euller Silva conhecido mundialmente, a cantora Eduarda Brasil conhecida nacionalmente através do programa the voice kid, poetas de outros gêneros diferentes do repentista e outros filhos ilustres que engrandecem a nossa comunidade.
Atualmente a cidade é gerenciada pelo prefeito Chico Mendes em seu segundo mandato e tem feito um trabalho revolucionário nunca visto em nenhuma administração da nossa cidade até o momento. Com certeza Chico Mendes já é considerado como o prefeito que mais trabalhou, construiu, e transformou a cidade para melhor. Relembrando um pouco, Chico Mendes fez o maior número de metros quadrados de calçamentos, reconstruiu o estádio Marconi Cruz de Lacerda, adicionou uma quadra poliesportiva e uma pista de caminhada nas margens do estádio, conseguiu uma adutora que poderá em breve abastecer a nossa cidade, para conseguir essa obra foi mais de 17 vezes a Brasília, fez a estrada do Braga, fez várias adutoras para comunidades rurais, fez muitas passagens molhadas, conseguiu malha asfáltica para várias ruas da cidade, sendo o pioneiro, climatizou praticamente todas as escolas do município, recebeu o hospital de uma instituição filantrópica, municipalizou, reformou e equipou e está em pleno funcionamento atendendo a população com diversas especialidades médicas, comprou mais de 40 carros para a frota do município acabando totalmente a locação de veículos, recebeu o piranhense hotel que estava no domínio de um comerciante particular, mas não estava rendendo nada para o município e o transformou em centro administrativo, enfim, se for citar tudo que Chico Mendes já fez teria que escrever várias páginas.
Finalizo parabenizando o município de São José de Piranhas e escrevendo algumas estrofes em sete linhas.
Homenagem a minha terra
Ou São José de Piranhas
terra do meu coração
que Deus a cubra de graças
toda a sua população
dando-lhe sabedoria
pra viver o dia a dia
na mais perfeita união.
Deus defenda o povão
de mal administrador
que sendo eleito prefeito
trabalhe com muito amor
engrandecendo a cidade
sem faltar nas localidades
seu trabalho promissor.
Que Deus transforme em amor
se o mal tentar surgir
que ninguém venha sofrer
e faça o pão dividir
que venha paz e paixão
dando a todos condição
de viver sempre a sorrir.
Que possa se divertir
sem passar precisão
que nunca falte na mesa
uma boa alimentação
famílias estruturadas
firme e bem educadas
na linha da perfeição.
Finalizo agradecendo
ao nosso pai criador
que me deu o dom poético
agradeço com amor
a todos meus parabéns
que tenha sempre os bens
sem faltar num só setor.
obrigado.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário