Potencial eleitoral
Um bom deputado não tem limites geográficos que o definam. Aqui, ali ou alhures podem existir pessoas talhadas ao exercício do parlamento. Não é exclusividade do Norte ou do Sul, do Leste ou do Oeste a existência de pessoas que tenham tino para o ofício da representação popular.
É bem verdade que nossas últimas escolhas nesse setor foram de ruins para péssimas. É só observar a falta de sintonia entre o apelo popular e os votos dados ora na Assembleia Legislativa, ora na Câmara Federal, para se perceber que ‘nossos representantes’ não nos representam.
Mas as eleições estão aí e o voto popular é a fonte de toda depuração necessária na nossa vida pública. E embora existam certamente bons nomes para a renovação que se faz necessária em nossas casas legislativas (estadual e federal) em diversas regiões do Estado, na grande Cajazeiras igualmente eles aparecem.
Não gostaria de citar nomes para não incorrer no risco de privilegiar ou esquecer alguém, mas se o eleitor olhar direito, vai observar que temos bons nomes tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados.
E, tanto quanto nomes, temos também potencial eleitoral. O que significa isso? Significa que temos votos suficientes na microrregião de Cajazeiras para elegê-los, ou, pelo menos, para alicerçar bem o caminho da vitória.
Segundo dados que me foram fornecidos, a microrregião de Cajazeiras, composta por 15 municípios, detém um potencial eleitoral de 139 mil 379 votos. São eles: Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.
139 mil 379 votos, se bem trabalhados e distribuídos, dá para se eleger 3 deputados estaduais, talvez até 4, e 1 deputado federal, com possibilidade de até 2. Mas, para isso, é preciso combinar com o povo, com o eleitor.
É preciso fazer uma campanha de esclarecimento na região, mostrando sua potencialidade eleitoral e os ganhos de se eleger pessoas de bem e comprometidas com as causas e demandas regionais.
Emissoras de rádio, comunicadores, clubes de serviços, sindicatos, associações, etc…, eis uma luta a que devemos e podemos nos engajar se desejamos um Alto Sertão com mais voz e mais força nos parlamentos estadual e federal.
A intenção não é, em absoluto, tentar direcionar votos para esse ou aquele candidato, especificamente. O que se busca é conscientizar que a dispersão de votos, por mais que justificada, não fortalece a região.
Fortalecer o Alto Sertão é escolher os seus deputados entre os bons e variados nomes que estão a se apresentar.
S O L T A S
*O deputado Hugo Motta (PDMB)foi vaiado recentemente em Maturéia; d deputado Rômulo Gouveia (PSD) foi vaiado há tempos em Coxixola; o deputado Benjamin Maranhão (SD) foi vaiado no aeroporto em Brasília; o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) foi vaiado em Cuité, e por aí vai. É um aviso. O povo tá de olho nos votos desses hoje para decidir seu voto amanhã!
* Votar nessa reforma trabalhista do Temer, votar contra o julgamento do Presidente pelo STF, e ainda apoiar essa reforma da previdência que se apresenta, pode ser um tiro na testa dos que pretendem buscar uma reeleição.
*O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), dizem, não está nada satisfeito com o seu partido na PB e já se fala, inclusive, em sua saída do tucanato.
* E, mais que isso, já se comenta abertamente a possibilidade de uma união de Romero ao governador Ricardo Coutinho.
* Domingo é dia de informações, notícias e debates políticos. Domingo é do do TREM DAS ONZE.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário