Marketing governamental
Por Alan Kardec
Um planejamento em marketing governamental, seja para parlamentares ou chefes do executivo, precisa classificar os tipos de canais de comunicação que formam a rede de distribuição de informação. Geralmente, caímos no erro de achar que só a grande imprensa tem utilidade no marketing governamental. Mas veremos que não é bem assim.
Os tipos de canais de comunicação podem ser dividos em três: veículos massívos, veículos seletivos e veículos próprios. Os veículos massivos são os grandes canais de comunicação, a grande imprensa, estadual e nacional (TV, rádio, jornal, sites). A abrangência é muito maior, entretanto, o espaço é mais difícil de ser conquistado, principalmente para parlamentares e prefeitos de cidades pequenas.
Já os veículos seletivos, são aqueles meios de comunicação que as entidades, sindicatos e associações criam para prestar contas de suas ações e se comunicar com seus associados ou filiados. No planejamento de marketing governamental, este instrumento é altamente estratégico, pois segmenta o seu público, já que a maioria das entidades possuem caráter corporativista. Se destacam pelo baixo custo de veiculação e forte impacto nos formadores de opinião.
Por último, mas não menos importante, temos os veículos próprios de comunicação, ou seja, as mídias criadas pela própria administração ou mandato parlamentar. No executivo, a variedade é ainda maior, pois além do jornal interno, jornal externo, site e boletins, temos também os canais oferecidos pela burocracia, como placa de obras, cartas, boleto de IPTU, memorandos, murais nos prédios, panfletos, faixas, etc. Tudo – exatamente tudo -, pode e deve ser usado para se comunicar com a sociedade. O boleto do IPTU, por exemplo, pode conter imagens de obras já concluídas pela prefeitura.
No caso dos parlamentares, a criação de mídia própria (site, jornal, mala-direta, panfletos, faixas, murais) é ainda mais importante, uma vez que a quantidade de legisladores impede que todos consigam espaço na grande imprensa.
Comunicar é preciso. Entender a malha de comunicação existente na sociedade é mais necessário ainda. Com estas informações, e sabendo onde se está pisando, um planejamento de marketing governamental terá todas as chances de sucesso, elevando a imagem do mandatário e aumentando o prestígio da administração. Mãos à obra!
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