Governar é ter coragem
Por Fernando Caldeira
Já disse alguém algum dia que ‘governar é estabelecer prioridades.’
Tal afirmação certamente decorre do fato de ser consenso na sociedade de que não há dinheiro para tudo. Logo, ‘governar é estabelecer prioridades!’
E está exatamente aí, no estabelecimento das prioridades, a qualificação de cada administrador público, vez que está no seu discernimento estabelecer quais são as necessidades primeiras de sua gleba administrativa, para nelas sim investir o dinheiro público.
Ora, no Nordeste, como sabemos, chove pouco, quando chove. Nossos açudes estão quase que totalmente secos, colocando em risco iminente o abastecimento d´água humano. Não há produção agrícola, a pecuária é sofrível e de pequena monta, o comércio já debilitado se retrai mais ainda, aumenta o índice de desemprego…, e por aí vai o desmantelo econômico em grande parte decorrente das intempéries climáticas. Isso sem se falar em aedes aegipty, dengue, zica, chicungunya e outras mazelas da nossa realidade.
Em sã consciência, num quadro desses, que a propósito é o atual vivido no interior do NE, tem lógica um prefeito ou um governador direcionar dinheiro público para realização de carnaval? O carnaval é prioridade?
Nem no Rio de Janeiro, terra do maior carnaval do mundo, hoje o carnaval é prioridade! Basta que se olhe para o caos da rede estadual de saúde daquele Estado e logo se verá que as prioridades são outras.
Imagine numa Paraíba sofrida como a nossa, num sertão sofrido como o nosso, vir se dizer que carnaval seja prioridade! Não é! E nunca deveria ter sido, se algum dia foi!
Qualquer pessoa de bom senso e mediano juízo crítico sabe que as necessidades e prioridades da Paraíba e do sertão são outras bem distantes do carnaval: perfuração de poços, construção de açudes e barreiros, melhorias na rede escolar, na rede de saúde, limpeza e iluminação públicas, valorização do servidor público, pagamento em dia do funcionário…, só para ficar nas principais.
Insistir em direcionamento de dinheiro público para carnaval, neste momento, na Paraíba e principalmente no sertão, é desconhecer nossa realidade, ter interesses econômicos por trás, ou as duas coisas juntas!
Governar é estabelecer prioridades! Estabelecer prioridades é dizer sim e dizer não!
Governar é ter coragem!
*O Trem das Onze volta neste domingo (10) na produção e apresentação do companheiro Arnaldo Lima também nos dias 17 e 24. Dia 31, no Debates Populares, eu retorno de férias. Boa semana a todos!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário