Fim de governo
Por José Ronildo – Entre as grandes conquistas das duas gestões do prefeito José Aldemir em Cajazeiras estão o condomínio com 600 apartamentos para famílias de baixa renda pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida; o Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI; a ampliação da malha asfáltica da cidade, com mais de 40 ruas e avenidas beneficiadas, além do aumento no número de alunos matriculados nas escolas municipais que foram reformadas e climatizadas. A maioria das obras paralisadas por conta da Operação Andaime também foi concluída no primeiro governo, que teve Dra. Paula como secretária. Várias ruas também foram calçadas, além da revitalização das Praças Nossa Senhora de Fátima; do Skate e Feira das Frutas.
Algumas pessoas diziam que a vocação de Zé Aldemir era o legislativo e não o executivo. O ex-prefeito Vituriano chegou a fazer essa afirmação quando Aldemir enfrentou algumas dificuldades no início do primeiro mandato. Ele teve que utilizar os recursos do IPAM para tirar o município do CAUC, caso contrário, nenhuma grande obra federal viria para a cidade.
Ele concluiu a segunda gestão com os salários dos efetivos, comissionados, contratados e terceirizados pagos e entregando obras, como foi o caso da escola de Divinópolis, cujas obras se arrastavam desde 2018, e a pavimentação asfáltica da Avenida Aldo Matos de Sá e Tabelião Antonio Holanda de um total de dez.
Faltou terminar a creche da Zona Norte; a creche do Bairro São Francisco; o abastecimento d’água de diversas comunidades rurais a partir de adutoras em Engenheiro Avidos, Lagoa do Arroz e Caiçara; a Unidade do Hospital Napoleão Laureano; a readequação da Travessa Joaquim Costa, além das UBS do Alto da Bela Vista e da Serragem. Vai caber a Corrinha concluí-las, inclusive ela disse em várias oportunidades que vai dar continuidade ao trabalho de Zé e buscar novas conquistas.
LEIA TAMBÉM:
O agora ex-prefeito José Aldemir lamenta o fato de não ter conseguido remover as antenas do Cristo Rei para implementar um projeto urbanístico e turístico. Uma ação importante foi o fim do lixão após a contratação de um aterro sanitário privado. No início do segundo mandato o prefeito José Aldemir enfrentou o desafio da pandemia do novo coronavírus que começou em 2020 e que impactou a gestão e a vida das pessoas.
Vereadores
Os vereadores que não lograram êxito nas últimas eleições em Cajazeiras foram: Sargento Orlando (primeiro mandato), Nino da Esperança (primeiro mandato), Eriberto Maciel, Léa Silva (nove mandatos), Ninha do Frigorífico, Delzinho da Arara (não disputou), Waldemar Carolino (primeiro mandato).
Votados
Nas eleições do ano deste ano, o vereador menos votado foi Bruno de Dorian, com 703 votos. O mais votado foi Fábio Borges, que obteve 1.847 votos. Talvez a maior votação já obtida por um candidato a vereador no município. Uma grande surpresa. Ele era coordenador do programa Bolsa Família no município e certamente, mesmo a inclusão das famílias no programa, cabendo a Brasília, elas ficavam gratas ao coordenador que com certeza atendia bem às pessoas. Em 2020, Fábio ficou na 3ª suplência com 817 votos.
A grande surpresa foi derrota do presidente da Câmara Municipal, Eriberto Maciel, que obteve 893 votos, que já tinha alguns mandatos de vereador. Kleber Lima vem batendo na trave, sempre com grandes votações, mas sem superar os fortes competidores, num coeficiente eleitoral muito alto. Ele ficou na segunda suplência com 902 votos. O primeiro suplente é Ninha do Frigorífico, que obteve 912 votos.
Serafim da Palhoça, ou Serafim da zona norte ou ainda, da Serra da Arara também vem obtendo grandes votações, entretanto, não conquista a cadeira em função do coeficiente eleitoral do seu partido, o PP. O que chama a atenção dessas votações de Serafim é o fato dele não ter recursos financeiros. Ele obteve 814 votos em 2024, menos que em 2020, quando alcançou 893. Ex-vereadores e lideranças comunitárias se queixaram da força do poder econômico nas eleições do ano passado, com a compra de votos.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário