Dom Francisco de Assis é o nono Bispo de Cajazeiras

Por José Antonio – A diocese de Cajazeiras estava vacante até o último dia 08 de abril. O papa que também se chama Francisco, nomeou nesse dia nove o nono bispo da Diocese de Cajazeiras, Francisco de Assis Gabriel dos Santos, natural de Esperança, na Paraíba, que foi ordenado bispo em 2017 e estava na Diocese de Campo Maior, no estado do Piauí. Esta é a segunda vez, que um bispo que dirigia uma diocese no estado do Piauí foi transferido para Cajazeiras, o primeiro foi Dom José González Alonso, um espanhol, naturalizado brasileiro, que veio da Diocese de Picos e foi bispo no período de 2001/2015 e responsável pelas comemorações do Centenário da Diocese de Cajazeiras e hoje é emérito e reside em João Pessoa.
Saiu um Francisco, mas chegou outro Francisco. Sai um Carmelita, chega um Redentorista, sai um pernambucano, chega um paraibano. O Francisco que chega pertence a Congregação do Santíssimo Redentor e seus membros são conhecidos popularmente como padres redentoristas.
O Francisco que chega é o terceiro paraibano assumir a Diocese de Cajazeiras. O primeiro foi Dom Moisés Coelho, que foi o primeiro bispo, que esteve à frente da Diocese de 1914/1932 e o segundo foi Dom Zacarias Rolim de Moura, que governou entre 1953/1990, se constituindo no bispo que mais tempo passou comandando a igreja católica de Cajazeiras.
Dom Francisco, foi nomeado bispo no dia 21 de junho de 2017 e estava atuando como vice-provincial dos Redentoristas em Recife (PE) e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE). Além disso, Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste IV desde 2019, que é um órgão da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que reúne as Dioceses e Bispos da Província Eclesiástica do Piauí, com sedes localizadas nas cidades de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus do Gurguéia.
LEIA TAMBÉM:
O novo bispo é formado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.
Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles o “Caminho da Fé”, da Rádio Olinda (PE). Vale ressaltar que um dos pilares da Congregação Redentorista é a utilização dos meios de comunicação social no processo de evangelização para que suas mensagens “cheguem aos pobres e abandonados, seguindo o exemplo de Jesus Cristo”
Qual é o carisma dos Redentoristas? É “enfatizar a misericórdia de Deus e o amor de Cristo pelos pecadores, buscando sempre ajudar as pessoas a compreenderem esse amor redentor e a se reconciliarem com o Pai Eterno”.
Os diocesanos de Cajazeiras aguardam com expectativa e ansiedade a posse de Dom Francisco de Assis, desejando ao mesmo um pastoreio fecundo e alegre. Vem de Esperança a nossa nova esperança.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário