Dicas para os gestores e como deve agir o povo
Por Francisco Inacio Pita – Como formador de opinião e sempre focado para o bem, enumerarei alguns pontos importantes para uma boa gestão. Essa ideia é válida tanto para os gestores reeleitos, bem como para os que vão assumir pela primeira vez, a partir do dia primeiro de janeiro de 2025.
Em primeiro lugar, adotar um bom planejamento, esquematize com cuidado todas as obras que aspira fazer, cuidado com a presença frequente de seus apoiadores, principalmente, o prefeito que lhe apoiou, você deve mais satisfação aos seus eleitores do que a ele, não acredite na frase, só foi eleito porque o atual prefeito lhe apoiou em tudo, pode até ter um certo sentido, mas você só foi eleito ou eleita, dado a forço do povão. Ainda com relação ao seu sucessor, aproveite apenas as ideias que vão ao encontro do povo, nunca esqueça de lembrar que a sua obrigação é caminhar com os seus próprios pés.
Se foi reeleito, cuidado se cogita mudar o quadro de secretários e assessores, tenha cautela para não fazer politicagem. Se alguns foram adversários, é claro, fazer uma mudança é até certo ponto justo. Eles foram nomeados como assessores de sua confiança, mais do que justo os substituir. Por outro lado, deve-se pensar na lei eleitoral, onde está o direito de votar livremente? “Perguntar não ofende”. Mas se esses secretários opositores neste peito são competentes, trabalham muito na sua administração, têm liderança com o povo, é dedicado na sua função, não é bom substituí-los, dessa do palanque e siga gerenciando com toda responsabilidade o seu município.
Quanto aos eleitores, a oportunidade chegará a partir do dia primeiro de janeiro de 2025. Não deixe de cobrar as promessas de campanha, forme seus grupos, procurem o gestor para lembrar o que prometera durante a campanha eleitoral. Se ele se irritar, não discuta com ele, apenas se lembre para ele de que, na próxima eleição, ele será rejeitado pela maioria dos eleitores daquela comunidade.
LEIA TAMBÉM:
Se o povo resolver ocupar o seu papel, os novos gestores vão sofrer bastante, nenhum gestor terá o sucesso garantido, sem a presença e a decisão do eleitor, o povo precisa se organizar e cobrar seriamente dos gestores e legisladores, ambos têm os mesmos direitos: o eleitor deve cobrar com base, e solicitar benefícios que vão de encontro para toda a comunidade, e os gestores e legisladores devem atender, sempre lembrando que seu trabalho é para todos, independentemente, de ter votado ou não naquele gestor e legislador.
Um bom gestor ou legislador, para sobreviver bem, deve conquistar o carinho do povo, se dedicar com muita coragem na função de prefeito ou vereador, escute as pessoas bem entendidas e procure fazer tudo para o povo, com o cuidado para não se prejudicar, faça conforme a lei. Escolha bons assessores, cuidado para não indicar assistentes arrogantes, porque eles podem prejudicar a sua administração ou a sua legislação no presente e perturbar os seus desejos para o futuro, cuidado para não agir com politicagem.
O outro ponto que um gestor deve observar: o seu dever é ser honesto, tem a obrigação de selar bem e procurar fazer boas ações em seu governo, administre bem os recursos públicos como se fossem o seu patrimônio, você é o gestor de todos os eleitores, tendo ou não votado em você. A sua obrigação é gerenciar bem o patrimônio público, levando as ações de forma geral, independentemente da posição social, seguimento partidário, cor da pele, posição financeira e outros.
Mais uma dica importante, dessa do palanque, e lembre-se de que você é o gestor de todos. O mais difícil, mas não impossível, quem é um bom gestor deve esquecer das adversidades acontecidas durante a campanha eleitoral, precisa ser cordial com todos e esquecer as picuinhas de seus adversários. Lembre-se de que hoje você é o gestor de fato e de direito, mas o mandato não é seu, e sim, de toda a população do seu município. Dificilmente isso acontecerá, mas se alguns dos opositores precisarem da sua administração, o seu dever é atendê-los com muita alegria e sem humilhação. Prove para eles que você é um bom gestor, não guarda ressentimento, e apresente-se como um gestor topo, além de certo e correto. A prática dessa ação faz parte da democracia brasileira.
Realize sempre ações concretas, sem privilegiar ninguém e nem tão pouco ocultar o direito de gastar os recursos com responsabilidade e sem infringir as leis. Um bom gerenciador governará para todos, divide certinho os recursos e aplica em todos os setores da sua gestão, conforme a necessidade de cada um. Você está sendo pago para gerenciar no cargo e atender bem a todos.
Mote: o bom gestor não engana
e trabalha com amor.
O bom gestor desenvolve
um trabalho de ação
ajuda sem distinção
e muito forte se envolve
a todos ele promove
sem perder o seu valor
distribui muito amor
é um cara bem bacana
o bom gestor não engana
e trabalha com amor.
Procure ser bom prefeito
não prejudica a ninguém
trabalha sempre no bem
com boa forma e bom jeito
cuide de tudo direito
atinja a todo setor
se torna bom lutador
e vai pela reta plana
o bom gestor não engana
e trabalha com amor.
Ser bom gestor é dever
de quem vai gerenciar
busque sempre encontrar
solução que dê prazer
procure desenvolver
faça em todo setor
seja um grande gestor
para não se tornar sacana
o bom gestor não engana
e trabalha com amor.
Finalizo minhas estrofes
mas prometo logo voltar
estou aqui para ajudar
defendendo fracos e fortes
e todos de poucas sortes
eu sou um bom defensor
atacarei com fervor
a gestão que é desumana
o bom gestor não engana
e trabalha com amor.
Muito obrigado a todos e até nosso próximo encontro.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário