Democracia é respeito com a soberania popular
Sob o título “Tendência é Bolsonaro X Haddad em 2º turno” escrevi, recentissimamente, o que os institutos de pesquisa do país estão atestando consulta após consulta: a eleição presidencial será decidida, salvo algum desastre de percurso, entre o candidato do PSL e o candidato do PT.
Findo o dia 28 de outubro, data da realização do 2º turno, o Brasil terá escolhido o seu novo Presidente da República pelo voto da maioria do povo brasileiro. Fez-se democracia! Demo = povo, cracia = governo; democracia = governo do povo!
Mas a eleição é apenas o primeiro passo na consolidação do regime democrático. Após a escolha majoritária do povo, o eleito torna-se Presidente de todos, e não apenas de quem votou nele. Sua responsabilidade, a partir de então, é com a nação brasileira. É com o Sul, com o Centro Oeste, com o Norte, com o Sudeste e com o Nordeste. É preciso que o eleito tenha sustentação popular e política para poder governar.
Assim, vença A ou vença B, cabe aos brasileiros respeitar o veredicto da urnas. Não dá para sustentarmos uma democracia que seja contestada e obstruída pelo que não conseguiu eleição.
Foi isso que aconteceu na eleição passada quando Aécio Neves, inconformado com a derrota, inicialmente pediu recontagem de votos. Votos recontados e verificada a correção das urnas, o inconformismo do derrotado leva ele, o seu partido e outros aliados seus a elegerem pautas bombas que levaram o país à desordem e à balbúrdia dolosamente calculadas, culminando com um golpe de Estado.
O Brasil para voltar a crescer e gerar emprego precisa primeiro de estabilidade política. E esta só se dará com a eleição e a sustentação do Presidente eleito, seja ele quem for, repito.
É preciso ficar claro que eleição não é brincadeira e democracia não é faz de conta. Eleição é coisa séria e define a vida de todos nós. E democracia é o regime pelo qual podemos expressar nossa preferência, ficando claro desde logo que nela vence quem obtém mais votos.
E se o seu candidato não obteve êxito, não foi eleito, respeite o resultado. Afinal, ele é a expressão da maioria do povo do qual você faz parte. O país não aguenta mais é o tal tapetão.
Democracia é respeito com a soberania popular!
TI TI TI`S
*As pesquisas na Paraíba apontam para 2° turno. Falta definir quem entre Maranhão (MDB) e Lucélio (PV) vai disputar com João Azevedo (PSB) que, apontam elas, já está com passagem garantida;
*Onde estão os empresários que tanto pediam a conclusão do aeroporto regional de Cajazeiras, que não falam mais da tal aviação regional? ;
*Juazeiro do Norte (CE), Serra Talhada (PE) e Mossoró (RN) tem vôos regionais em seus aeroportos. Quando teremos em Cajazeiras?;
*Tem erros? Certamente. Não há quem não erre. Mas a gestão Zé Aldemir em Cajazeiras é, de longe, a melhor, até agora, dos últimos 25 anos;
*Dia 8 de outubro começa a campanha sucessória municipal em Cajazeiras. Alguém duvida?;
*Reafirmo: a eleição para as duas vagas ao Senado na PB está absolutamente aberta e, portanto, indefinida.
*Ricardo Coutinho conclui seu segundo mandato e deixa uma certeza: foi a melhor gestão da Paraíba de todos os tempos!;
*Domingo tem TREM DAS ONZE. Acesse www.fernandocaldeira.com.br
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário