Cenário Eleitoral I – Dra. Paula
Por José Antonio
Ouvi o governador João Azevedo dizer que a cidade de Cajazeiras deverá ficar com suas três vagas na Assembleia da Paraíba, portanto seriam eleitos Dra. Paula, Júnior Araújo e Chico Mendes, que está sendo indicado para substituir Jeová Campos, que desistiu de ser candidato a deputado estadual.
A eleição dos três estaria garantida? Claro que não, porque depende de inúmeros fatores e o mais importante é o da formação/composição das legendas, mas o histórico destes grupos tem trajetória vitoriosa.
Tem um fato inusitado na eleição do próximo ano: os três estarão no mesmo palanque do candidato a reeleição, o governador João Azevedo, o que não ocorreu na eleição passada, já que Dra. Paula foi eleita pelas oposições e só recentemente é que se tornou aliada do governador.
Alguns analisam que a situação de Dra. Paula, em Cajazeiras, talvez, seja a mais confortável, a partir da reeleição do seu marido para prefeito de Cajazeiras, cuja maioria foi ampliada, além da disposição que a mesma teve durante os quatro anos de mandato de Zé Aldemir, onde exerceu com muita sabedoria e desenvoltura a secretaria de saúde e de ir buscar recursos em Brasília, já que praticamente as portas do estado estavam fechadas (?) para os pleitos de Cajazeiras, devido à posição política de seu grupo.
Cajazeiras nunca recebeu tantos recursos, comparando com o que foi destinado nos últimos cinco anos, a maioria via deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que atingiu mais de 60 milhões de reais, isto graças aos esforços e as ações da deputada Dra. Paula/Zé Aldemir, que praticamente viviam em Brasília atrás de recursos e obras.
Os aliados de Dra. Paula estão na expectativa dela tirar um número de votos maior do que na última eleição em Cajazeiras, que foi 9.334 votos (24,41%). Tem aposta que ela poderá ter sufrágios superior aos onze mil votos.
Por outro lado, o rompimento de seu grupo com o ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, Airton Pires, que é também candidato, poderá tornar o embate muito forte, já que as oposições estão unidas, graças a habilidade e a sagacidade política de Zé Aldemir. Em São João ela tirou 4.320 votos. Poderá ver reduzido este número (?)
Enquanto perdeu o apoio do prefeito, Luís Claudino, e do ex-prefeito de São João, Airton Pires, ganhou terreno na cidade de Uiraúna, com a prefeita Leninha Romão, onde na última eleição ficou em terceiro lugar, com 1.234 votos. O mais votado foi Wilson Filho, com 2.406 votos, seguido de Jeová com 1.581. A perspectiva é que amplie sua votação em Uiraúna.
Olhando apenas para estes três municípios, aonde Dra. Paula tirou quase 15 mil votos, o que representou mais da metade do necessário para sua votação total que foi 27.685 votos, que a fez a 23ª deputada mais votada.
Os seus aliados e o principal eleitor, que é o prefeito de Cajazeiras, médico José Aldemir, vêm trabalhando diuturnamente, não só para reconduzi-la, mas para obter uma votação mais expressiva do que na última eleição.
Os deputados Jeová Campos, que obteve 31.017 votos e ficou em 15º lugar e que abdicou de uma nova disputa para o seu primo Chico Mendes e o deputado Júnior Araújo, que obteve 24.052 votos e ficou em 28º lugar, estão em plena campanha e buscando novos espaços em outros municípios para reconquistarem suas cadeiras na Assembleia da Paraíba.
Cajazeiras precisa ter de volta seus três deputados, vamos prestigiá-los com nossos votos, assim seremos mais fortes e teremos mais obras e serviços em beneficio do povo.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário