Caminhos do hoje, do ontem e do amanhã
São pouco mais de 60 dias de administração mas, ainda assim já deu para perceber que Ricardo Coutinho não embeveceu com o poder.
Diferente de muitos que vi governar, Coutinho não promete nem se compromete com nada que não tenha certeza que possa cumprir.
Em outras palavras, o governador paraibano não joga para a platéia em busca de popularidade e aplausos de momento. Sabe sua excelência, como homem público forjado nas lutas sociais, que o povo está cansado desse comportamento que, embora instantaneamente cômodo, traz enormes retrocessos eleitorais no futuro, onde a realidade sobrepõe-se ao discurso.
Assim foi quando o governador disse aos prefeitos e aos paraibanos que o Estado não teria condições financeiras de dar apoio às tradicionais festividades carnavalescas.
Da mesma forma portou-se o executivo estadual em relação à tal PEC 300, excrescência jurídico-eleitoral, quando alto e bom som disse que não tinha condições pô-la em prática.
Será igualmente assim, creio, quando o governador anunciar que o Estado também não tem condições financeiras de bancar bandas de forró para os festejos juninos.
Sinceramente, não vejo nenhum problema nisso! Aliás, problema seria o governante anunciar os apoios e depois eles não virem. Problema seria a administração pública engajar-se financeiramente nessas promoções, comprometendo o equilíbrio fiscal do Estado e, mais que isso, ações prioritárias como saúde, educação e segurança pública.
Governar é escolher caminhos. Uns preferem os caminhos já feitos do populismo fácil. Outros preferem os caminhos por fazer da política séria e comprometida com o bem estar social.
Aqueles primeiros a Paraíba já os conhece e sabe que a difícil situação que se encontra hoje o Estado, deve-se àqueles caminhos trilhados.
Os caminhos por fazer, da política séria e comprometida a que me referi, são mais árduos e mais trabalhosos e momentaneamente menos compreendidos. Mas certamente são os mais seguros para quem governa sabedor que a geração do amanhã lhe cobrará a escolha dos caminhos de ontem.
S O L T A S
*O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) ganha muito com a contratação do contabilista Tiago Macambira para a sua Diretoria Financeira. Competência, honestidade e engajamento no trabalho, fortes características de Macambira, dão alento aos que torcem por um HRC cada vez melhor!
*Ao lado de alguns familiares, passei os dias de carnaval na praia de Pirangi, município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Vi, de perto, quanta diferença e quanta distância há entre o turismo na Paraíba e o turismo naquele Estado, embora vizinhos. É coisa assim da água para o vinho! Do amador para o profissional!
*A eleição municipal de 2012 em Cajazeiras já começou. Entre tantos outros boatos, surgiu mais um: o de que o deputado José Aldemir (DEM) não apóia uma possível candidatura de Denise Araújo, ex-primeira dama do município, em caso de impossibilidade de uma candidatura de seu esposo e ex-prefeito Carlos Antônio (DEM).
*Parte conhecida da imprensa de Cajazeiras disse, tempos atrás, que o prefeito Léo Abreu (PSB) teria aberto mão do direito à reeleição. Há pouco tempo essa mesma parte daquela imprensa afirmou que o prefeito cajazeirense iria se licenciar do cargo e passar o comando da prefeitura para o vice-prefeito. Ambas eram mentiras, como se viu!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário